Como organizar um sorteio nas redes sociais

28 de dezembro, 2019

Gestão, Marketing

Se os números do perfil na rede social da sua empresa está com os números baixos, é importante que você busque uma forma de divulgá-lo e conseguir mais seguidores. Pensando nisso, veja como organizar um sorteio nas redes sociais.

Vantagens de fazer um sorteio

Você já percebeu que os sorteios estão com tudo nas redes sociais? Muitos salões de beleza estão sorteando serviços e garantindo um grande avanço no número de curtidas, comentários, seguidores e até de clientes.

Mas como organizar um sorteio e conquistar tudo isso?

É simples. Você precisa ter alguns pilares:

Tenha um objetivo

Não faça um sorteio à toa, sem parâmetros e sem mensurar os resultados mediante um objetivo.

Defina o que deseja conquistar: mais seguidores? Mais visualizações no seu perfil? Maior interação com o público? Enfim, você precisa definir uma meta e trabalhar nela.

Defina as regras

Todo sorteio precisa ter regras bem definidas, até para evitar problemas com o resultado. Se você organiza um sorteio de qualquer jeito, pode, no fim, acaba se indispondo com o seu público.

Defina todas as regras da promoção: duração, como participar, dia do sorteio e como será escolhido o vencedor.

Lembre-se que você está sorteando algo que gera custo para você. Portanto, você precisa fazer isso de uma forma que compense e que traga resultados.

Exemplo de regra:

“Para participar, você precisa curtir essa foto oficial,  seguir os perfis (mencionar o perfil das pessoas envolvidas no sorteio, como o Instagram do salão e do cabeleireiro que irá dar o serviço), e marcar 3 amigas nos comentários. Lembrando que não vale mencionar famosos.”

Invista em foto e textos atrativos

O sorteio só irá funcionar se as pessoas se sentirem atraídas, se acreditarem que o prêmio realmente vale a pena! Se você estiver sorteando um ombre hair, por exemplo, escolha a foto de um cabelo lindíssimo produzido pelo seu salão e escreva “sorteio” e “foto oficial” em um local que não prejudique a legibilidade e nem a apreciação dos cabelos da foto.

O texto precisa estar claro e em linguagem atrativa! Se você buscar a #sorteio no Instagram, encontrará diversos textos para te inspirar. Você pode escolher o que gostar mais!

Mas lembre-se, provavelmente, terá que adaptá-lo de acordo com o prêmio que está oferecendo e com as regras que definiu previamente.

Divulgue o máximo possível

Faça com que todos os seus clientes, familiares e amigos fiquem sabendo da oportunidade. Utilize todas as redes sociais e também o boca a boca.

Peça para que os cabeleireiros ou outros profissionais envolvidos, também divulguem ao máximo possível, em todas as redes sociais. Mas lembre-se, a foto oficial é uma só! Só pode ser postada em um perfil, os outros devem somente compartilhar.

Utilize um programa específico para descobrir o ganhador

Uma dúvida muito comum entre aqueles que querem fazer sorteios online é: “como posso mensurar os resultados?”

É simples! Existem sites apropriados para isso! Eles mesmos irão te trazer o resultado. Você só precisará avaliar se o nome sorteado seguiu todas as regras. Se não tiver seguido, sorteie novamente, até chegar na pessoa que cumpriu corretamente tudo o que foi solicitado.

Mensure o resultado

Verifique se os seus objetivos foram atingidos, se você alcançou a sua meta e se houve engajamento por parte das pessoas.

E aí, gostou das nossas dicas? Você também pode gostar de:

Bruna Carvalho

Jornalista, entusiasta pela área da moda & beleza e editora de conteúdo do Universidade da Beleza! #UBTeam

Patrícia Makiyama Patrícia Makiyama

17 de janeiro, 2020

13 de janeiro, 2020

19 de dezembro, 2019

30 de dezembro, 2019

23 de abril, 2019

Carreira e Negócios

Carreira e Negócios

8 de janeiro, 2020

Pior atendimento do mundo

“Pior atendimento do mundo!”: será que alguém fala isso sobre seu salão?

“Pior atendimento do mundo!”: será que alguém fala isso sobre seu salão?

26 de novembro, 2019

Dicas