Como organizar um sorteio nas redes sociais

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já percebeu que os sorteios estão com tudo nas redes sociais? Muitos salões de beleza estão sorteando serviços e garantindo um grande avanço no número de curtidas, comentários, seguidores e até de clientes.

Mas como organizar um sorteio e conquistar tudo isso?

É simples. Você precisa ter alguns pilares:

• Tenha um objetivo

Não faça um sorteio à toa, sem parâmetros e sem mensurar os resultados mediante um objetivo. Defina o que deseja conquistar: mais seguidores? mais visualizações no seu perfil? maior interação com o público? Enfim, você precisa definir uma meta e trabalhar nela.

• Defina as regras

Todo sorteio precisa ter regras bem definidas, até para evitar problemas com o resultado. Se você organiza um sorteio de qualquer jeito, pode, no fim, acabar se indispondo com o seu público.

Defina todas as regras da promoção: duração, como participar, dia do sorteio e como será escolhido o vencedor.

Lembre-se que você está sorteando algo que gera custo para você. Portanto, você precisa fazer isso de uma forma que compense e que traga resultados.

• Exemplo de regra:

“Para participar, você precisa curtir essa foto oficial, estar seguindo os perfis (mencionar o perfil das pessoas envolvidas no sorteio, como o Instagram do salão e do cabeleireiro que irá dar o serviço), e marcar 03 amigas nos comentários. Lembrando que não vale mencionar famosos.”

• Invista em foto e textos atrativos

O sorteio só irá funcionar se as pessoas se sentirem atraídas, se acreditarem que o prêmio realmente vale a pena! Se você estiver sorteando um ombre hair, por exemplo, escolha a foto de um cabelo lindíssimo produzido pelo seu salão e escreva “sorteio” e “foto oficial” em um local que não prejudique a legibilidade e nem a apreciação dos cabelos da foto.

O texto precisa estar claro e em linguagem atrativa! Se você buscar a #sorteio no Instagram, encontrará diversos textos para te inspirar. Você pode escolher o que gostar mais! Mas lembre-se, provavelmente, terá que adaptá-lo de acordo com o prêmio que está oferecendo e com as regras que definiu previamente.

• Divulgue o máximo possível

Faça com que todos os seus clientes, familiares e amigos fiquem sabendo da oportunidade. Utilize todas as redes sociais e também o boca a boca.

Peça para que os cabeleireiros ou outros profissionais envolvidos, também divulguem ao máximo possível, em todas as redes sociais. Mas lembre-se, a foto oficial é uma só! Só pode ser postada em um perfil, os outros devem somente compartilhar.

• Utilize um programa específico para descobrir o ganhador

Uma dúvida muito comum entre aqueles que querem fazer sorteios online é: “como posso mensurar os resultados?”

É simples! Existem sites apropriados para isso! Eles mesmos irão te trazer o resultado. Você só precisará avaliar se o nome sorteado seguiu todas as regras. Se não tiver seguido, sorteie novamente, até chegar na pessoa que cumpriu corretamente tudo o que foi solicitado.

• Mensure o resultado

Verifique se os seus objetivos foram atingidos, se você alcançou a sua meta e se houve engajamento por parte das pessoas.

E aí, gostou das nossas dicas? Você também pode gostar de: