Como usar o Instagram Stories com maestria

Como usar o Instagram Stories com maestria

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Vamos falar hoje sobre: Como usar o Instagram Stories com maestria.

 

Eu sou novo por aqui, esse é meu primeiro texto no blog Universidade da Beleza. Bora começar?

 

O Instagram é o queridinho do momento. Os Stories reinventaram a maneira de produzir e consumir conteúdo.

 

Pode reparar, a cada dia que passa, você assiste mais Stories. Não é?

 

Pois bem, a verdade é que o Instagram anunciou, no fim de 2018, que atingiu o marco de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

 

Se existe isso tudo de pessoas conectadas, existe a oportunidade de se posicionar como referência e, consequentemente, alavancar suas vendas.

 

Quer saber como? Vem comigo agora!

 

A primeira dica para você que quer usar o Stories com maestria é:

 

 

1- Seja você mesma. Seja você mesmo!

 

Autenticidade é super importante, afinal você vai produzir muito conteúdo ali, vai passar um bom tempo ali. Se você for fazer só para ter fama e números, uma hora isso vai cair.

 

Portanto, não queira ser quem você não é, pessoas se conectam com pessoas. Quanto mais autêntico for seu conteúdo, quanto mais parecido com você, melhor será. Sempre.

 

 

2- Contexto e coerência

 

 

Cuidado com as hypes (modinhas), cuidado com sempre falar mal de uma marca e de repente, do nada, você começa defender a marca.

 

Seus seguidores vão notar isso, vão estranhar isso, e você pode parecer alguém que só fez aquilo por dinheiro ou publipost (quando o post é de publicidade de algum produto/marca).

 

As pessoas que te acompanham provavelmente confiam na sua palavra, portanto, é vital que você fomente cada vez mais a sua posição de referência, por isso ser coerente com o que você fala e faz é de extrema importância.

 

3- Frequência

 

Imagine a seguinte situação:

 

Duas pessoas se conheceram no Tinder, começaram a conversar, saíram e estão se encontrando há 3 meses. Até que, uma das pessoas deixa de responder, para de ligar, ignora as ligações da outra.

 

O que ela está dizendo, mesmo que sem falar nenhuma palavra até agora?

 

Que ela ou ele não está mais interessada(o). Simples, certo?

 

Agora faça o exercício de trazer isso para o seu conteúdo.

 

Se você publica algo com frequência e para do nada, é essa mensagem que você está dizendo para as pessoas que te seguem. Que, a partir daquele momento, você não se interessa por elas mais.

 

Redes sociais são fundamentais para quem quer ser visto como referência, alavancar as vendas, mas é necessário dedicação diária, esforço e comprometimento.

 

Não é de uma hora para outra, é algo que toma tempo! Portanto, é importante que você entenda isso e siga produzindo conteúdo de valor para as pessoas.

 

Não estou dizendo para fazer muito conteúdo por semana. Comece pelo básico, 1x por semana no feed e 1 stories a cada 2 dias. Estabeleça seu ritmo e quando se sentir confortável, aumente um pouco, depois mais um pouco e por aí vai.

 

 

4- Comunidade e collab

 

 

O próprio Instagram diz que: a rede é feita para pessoas e marcas que têm interesses em comum se unirem em prol de um tema, uma causa.

 

Isso fala muito sobre o que a rede espera que você faça enquanto marca ou profissional.

 

A ideia de ter um perfil na rede não é só para vender seus serviços ou produtos.

 

Você deve buscar ser um provedor de conteúdo de qualidade, falar sobre tendências, dar dicas, gerar valor para as pessoas, antes mesmo de querer gerar negócios.

 

Por isso, a grande dica é: conheça bem seu público, saiba o que eles querem de você, por que eles buscam você e produza conteúdo que faça sentido e gere valor para eles.

 

Eventualmente, você pode se conectar com outros profissionais ou marcas para criar algumas ações em conjunto. Isso se chama: collab. Quando dois ou mais profissionais ou marcas se juntam para criar algo em conjunto.

 

Essa é uma maneira muito efetiva de crescer sua base de seguidores em um período menor do que normalmente cresceria.

 

Há uma troca de seguidores entre as duas bases, novas pessoas chegando representam mais visibilidade e novas oportunidades de negócio, no futuro.

 

 

5- Seja claro na mensagem

 

 

Um dos erros mais comuns de quem quer gerar mais resultado com Instagram e Stories é achar que as pessoas vão entender tudo, mesmo que não haja uma boa explicação.

 

Nada é óbvio para ninguém!

 

Você precisa entender isso e desenvolver uma mensagem muito clara, por exemplo:

 

Se eu quero falar sobre um procedimento e chamar a pessoa para conhecer, eu preciso dizer que ela deve se agendar, certo?

 

Portanto, minha mensagem deve dizer isso, com clareza!

 

  • Clique no link da bio para falar com nossa equipe;
  • Envie um inbox para saber mais;
  • Comente aqui para saber mais;
  • Arraste para cima para falar com a gente.

 

E por aí vai.

 

Se você não clarear qual é a ação que a pessoa deve fazer antes de comprar de você, o resultado sempre dependerá muito do entendimento da pessoa. E cá entre nós, por que esperar algo de outra pessoa se nós mesmos podemos antecipar a jogada?

 

Isso tem um nome, é o famoso, Call-to-action (CTA), ou em português, Chamada para Ação (CPA).

 

Portanto, acostume-se com esse nome e use-o bastante como estratégia para sua comunicação.

 

 

6- Localização, hashtag e menção

 

 

Se você realmente quer usar o Instagram Stories com Maestria, você precisa dominar a dica número 6.

 

 

Localização:

 

Toda vez que você marca uma localização (seu local de trabalho), aquele seu story especificamente vai para o stories da sua cidade, por 24 horas.

 

Não é todo mundo que vai ver, mas todas as pessoas que forem na busca durante esse período e procurarem a sua cidade, terão a chance de ver seu story.

 

Isso por si só, já é uma baita ferramenta que possibilita você alcançar pessoas que não te seguem e quiçá não te conhecem ainda.

 

Hashtag:

 

Assim como nos posts do FEED de notícias, a hashtag funciona como um filtro de uma busca. E com certeza, pode ajudar muito seu conteúdo se propagar por pessoas que tenham interesse.

 

Imagine a situação: Uma mulher está buscando por Terapia Capilar.

 

Ela vai na parte de busca do Instagram, digita lá Terapia Capilar, daí encontra a hashtag #terapiacapilar. Ao clicar na hashtag, ela vai ver todos os posts relacionados a isso, que marcaram essa hashtag e também os stories disponíveis no intervalo daquele minuto para 24h anteriores.

 

Ao marcar a hashtag no seu post, você faz com que o seu conteúdo seja indexado na hashtag.

 

Óbvio que tudo depende do volume de conteúdo. Pode ser que seja tanto conteúdo para uma única hashtag que a rede não mostrará tudo de uma única vez.

 

E se porventura aquela pessoa que buscou for da sua cidade ou bairro, um novo negócio pode acontecer. Só porque você marcou a hashtag.

 

Vale lembrar que, para marcar mesmo a hashtag não é digitando o texto normal, ok?

 

Precisa ir lá na parte superior, clicar onde tem os adesivos, as enquetes…. e selecionar hashtag. Só pode marcar uma por stories. Use-a com sabedoria.

 

Menção:

 

Assim como a hashtag, o indicado é que você mencione a pessoa através do adesivo de menção. Fica no mesmo lugar que a hashtag.

 

Quando você menciona pelo “adesivo”, dá mais destaque e facilita para a pessoa clicar. Lembra que falei sobre Collab, pois bem, menção é complementar ao que falei acima.

 

 

7- Leia os dados e insights

 

 

O Instagram fornece uma infinidade de dados para que você tenha uma visão clara de quem é seu público, o que eles gostam em você, qual conteúdo que você produziu que foi de qualidade e por aí vai.

 

Use isso com sabedoria. Se o seu perfil é comercial, você tem acesso aos dados (Insights) do Instagram.

 

Para usar o Instagram e o Instagram Stories com Maestria, você precisa ter uma conta comercial. Caso você não tenha e não saiba como fazer, me avise por Direct e, em uma nova oportunidade eu te ensino como fazer isso.

 

Os insights do Instagram, assim como do Facebook, permitem que você tenha uma visão muito clara do que é que as pessoas querem de você e se, Instagram é sobre comunidades de pessoas e marcas com algo em comum. A sua missão é produzir algo que fomente isso, certo?

 

Portanto, tire um tempinho, veja os dados que são exibidos ali, anote tudo que achar relevante e mãos à obra. Bora produzir!

 

 

Conclusão:

 

 

Para você usar o Instagram Stories com Maestria, você precisa de dedicação, comprometimento, tempo e vontade de querer fazer!

 

Antes de tudo, gere valor para então poder gerar novos negócios.

 

A gente se vê na próxima.

 

Se quiser falar comigo, vai lá no meu Instagram  e me chama no Direct, vai ser um prazer conversar com você 😉

 

Até mais.

 

Abraço,

Thiago Martins