Conheça o que fazer para ter os melhores talentos no seu negócio

Tempo de leitura: 2 minutos

A gestão de pessoas é, sem dúvida, um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários. Escolher as melhores pessoas faz toda diferença no sucesso de qualquer empresa.

Não obstante ao trabalho do departamento de Recursos Humanos, a contratação de uma seleção especializada para identificar os melhores talentos é imprescindível para atrair e selecionar as pessoas certas para o seu negócio.

Abaixo, conheça as 15 funções específicas de um gestor de talentos:

1. Descobrir quais processos de gestão de pessoas precisam continuar, começar ou deixar de acontecer na sua empresa para que você consiga reter os talentos que você selecionou.

2. Preparar a liderança para se envolver no processo de recrutamento e seleção. Se o líder não está disposto a fazer isso, precisa de alguém que queira fazê-lo.

3. Identificar pessoas com competências essenciais e equilibrar competências organizacionais e pessoais na seleção, o que é diferente de contratar “pessoas brilhantes”.

4. Descobrir o que encanta o jovem na empresa, pois independente da sua decisão, é importante que eles sintam que “fazem parte” do crescimento da empresa.

5. Elaborar uma boa descrição para a vaga e definir o perfil ideal para cada vaga.

6. Mais importante que definir o cargo e o salário adequado para cada vaga é encontrar uma solução que deixe todas as partes envolvidas satisfeitas e motivadas para alcançar o sonho grande de cada uma.

7. Para criar engajamento, traduzir os sonhos da empresa em negócios promissores e competitivos.

8. Identificar o valor das pessoas para sua empresa e como elas podem transformar conhecimento em vantagem competitiva para o negócio.

9. Tornar as contratações mais sustentáveis, incentivando seus próprios colaboradores a indicar talentos. Afinal, ninguém conhece melhor sua empresa do que eles.

10. Construir um “funil” de candidatos qualificados. O que vale mesmo não é o volume de candidatos, mas sim encontrar as pessoas mais engajadas e que levarão sua empresa mais longe.

11. Antes de recrutar um novo funcionário,tratar da gestão da ética nas organizações.

12. Identificar não só as competências técnicas, mas também os comportamentos e valores do candidato.

13. Identificar fatores subjetivos na escolha do candidato, tarefa muito difícil, mas que faz toda diferença na seleção.

14. Atrair e selecionar pessoas talentosas dispostas a ousar, aprender e construir, o que vai muito além de preencher funções.

15. Usar métricas e metas para fazer um processo de seleção bem sucedido.

Com informações da Endeavor Brasil

Você precisa ter os melhores talentos no seu negócio para alcançar o caminho do sucesso. Continue me acompanhando aqui, no Universidade da Beleza, que eu vou te ajudar!

Valência De Souza

Consultoria Diagnóstico e Desenvolvimento em RH

@validando

Gostou das dicas? Leia também: