Como contratar o profissional certo para a recepção do salão de beleza?

10 de fevereiro, 2020

Academia Ondina, Gestão, Profissional

Para garantir o sucesso de um negócio é imprescindível contratar bons profissionais, e para isso, o processo de recrutamento deve ser feito de uma maneira precisa. Contudo, nem sempre esse cuidado é aplicado na hora de contratar uma pessoa para fazer o atendimento inicial dos clientes. Pensando nisso, veja como contratar o profissional ideal para cuidar da recepção do seu salão de beleza.

 

A importância da recepção do salão de beleza

Com certeza você já ouviu por aí que a recepção de um salão de beleza é a alma do negócio. É clichê, mas é verdade: esse será o único local, com certeza, que a sua cliente irá interagir, no início ao fim do procedimento. Contudo, o que ainda me incomoda é que muitos gestores não dão a necessária atenção a parte mais importante do processo de identificação de talentos: a contratação. 

 

Normalmente o que acontece é padrão: contrata uma pessoa conhecida (que tem boa comunicação, é simpática e tem uma aparência apropriada) para o local que fará toda a gestão do cliente no seu negócio. 

 

Isso quando não contrata a tia (ou cunhada) que não está trabalhando e que pode dar uma ‘ajuda’. Nada contra contratação de parentes (eu mesma, trabalho com o meu marido!), mas a crítica está na necessidade de buscar o perfil certo para a responsabilidade do cargo. 

 

Para a recepção, é preciso contratar pessoas que estejam alinhadas ao propósito da sua empresa, e que tenham as competências (habilidades, conhecimentos, atitude) para o desafio de agregar e fidelizar clientes. É importante descrever o perfil do cargo e fazer o processo seletivo com todas as etapas. 

 

Bem, agora o que você deve estar questionando é: “Ok, Aline, já entendi. Mas como começo”? Ótimo! Se entendeu a necessidade de contratar o talento certo para a posição certa, fazendo isso por um processo técnico de seleção, então, posso te ajudar! Continue comigo no artigo, que vou explicar passo a passo. 

 

Crie o perfil do cargo

Pode parecer burocracia, mas confie em mim, não é! Ter um perfil definido vai te ajudar muito no processo de seleção na recepção. Nesse perfil (que é um documento escrito), você precisa especificar:

 

  • Nome do Cargo: Recepcionista? Consultor de Atendimento? Atendimento? Verifique com o contador, pois o cargo precisa estar atrelado ao seu negócio
  • Horário de Trabalho: qual a hora de entrada e saída; dias da semana que a recepção irá abrir;
  • Tipo de Contratação: para não ter dor de cabeça, contrate na modalidade CLT (com carteira de trabalho);
  • Remuneração: especificar se será um salário fixo ou salário fixo + variável. Na variável, é importante ter uma ideia de média e descrever quais são os indicadores para a apuração da comissão;

 

    • Tarefas que serão desenvolvidas (descreva tudo, inclusive se tiver que limpar o local de trabalho, a venda de produtos/serviço ou até mesmo servir café para as clientes)
    • Conhecimento Técnico (precisa ter alguma faculdade? Qual a educação formal? Deve ter feito algum treinamento/curso específico?)

 

  • Habilidade: Descreva as habilidades necessárias para o cargo. Boa comunicação escrita e verbal; Negociação e Vendas; Visão do Cliente e Organização Pessoal são algumas habilidades importantes que precisamos identificar ou desenvolver nos profissionais da recepção;

 

  • Atitude: Iniciativa, empatia, flexibilidade, trabalho em equipe e foco são atitudes importantes esperadas por quem está na posição de atendimento na recepção. As atitudes precisam estar bem alinhadas com os ‘valores’ e ‘propósito’ do seu negócio. 

 

Faça o processo seletivo

O processo de contratação tem algumas etapas. Passar por todas irá te ajudar a amadurecer a ideia e conhecer melhor os candidatos. Nenhum processo seletivo é mágico, mas irá reduzir os riscos de uma contratação malfeita (e desligamentos desnecessários). 

 

Etapa 1: Divulgue

Peça ajuda para os profissionais do seu salão para divulgar a oportunidade para outros colegas de profissão. 

 

Além disso, crie um post nas redes sociais, com a oportunidade. Divulgue em grupos do Facebook; faculdades; além de sites gratuitos de emprego. Uma das minhas alunas já divulgou vagas na OLX e conseguiu bons currículos! 

 

Nesse momento, a criatividade é essencial! Uma dica bacana é sempre colocar a data final de recebimento de currículos na informação da vaga. Ah! É importante também centralizar o canal de recebimento: será por e-mail ou por whats.

 

Etapa 2: Selecione os currículos

Após receber os currículos, avalie cada um deles. Esse é o momento para ver as competências técnicas e experiências anteriores dos candidatos:

 

Eles têm experiência em relacionamento com o cliente? Têm passagens duradouras pelas empresas, ou fica ‘pulando de empresa’ de 2 em 2 meses? Têm erros de digitação no currículo? Quais cursos já realizou? 

 

Escolha os que estão mais aderentes ao perfil da vaga. Se a sua vaga não precisar de experiência (porque você prefere desenvolver o talento), então, não precisa avaliar empresas anteriores. 

 

Etapa 3: Faça um processo seletivo em grupo

Adoro realizar processos seletivos em grupo, porque é uma maneira de identificar competências comportamentais (como escuta atenta, comunicação clara, etc) que só conseguimos ver na prática do trabalho. Se conseguir, vale a pena realizar. 

 

Nesse processo, receba a todos muito bem apresentando a empresa; faça um resumo sobre o que irá acontecer no dia; peça para que todos se apresentem; realize as perguntas da entrevista (dinâmica) e depois explique bem a vaga e benefício. Ao final, pergunte se tem alguma dúvida e explique os próximos passos (se terá entrevista individual; quando encerra o processo, etc).  

 

Na dinâmica, faça perguntas abertas, sobre temas e problemas do universo do salão, e pergunte sobre o que eles fariam. É o momento, também, de conhecer um pouco sobre o que eles gostam de fazer e o pensam sobre a própria carreira

 

Como recrutador, identifique quem escuta o outro; quem tem mais energia para a vaga e tente selecionar os candidatos com mais características aderentes ao perfil solicitado.

 

Nunca exponha ninguém; nem critique. Ouça a todos sem julgamento para entender melhor cada candidato. 

 

Dica de ouro

No processo seletivo em grupo, faça perguntas abertas sobre situações-problemas e questione qual o comportamento que cada candidato teria naquele momento. 

 

Deixe que cada um fale sem dar nenhuma pista em qual é o melhor comportamento para a situação. Aproveite para avaliar se o(a) candidato(a) presta atenção nas respostas dos outros candidatos; se olha no seu olho enquanto pergunta e quando responde e principalmente se ele dá exemplos de vida ou profissionais que sejam aderentes ao comportamento que você espera em cada situação. 

  

Etapa 4: Faça uma entrevista pessoal

Nessa etapa, é importante tirar todas as dúvidas sobre empregos anteriores; expectativas da oportunidade; remuneração, habilidades, etc. Seja honesto sobre o que o profissional vai encontrar (benefícios e desafios); o que ele irá fazer o que se espera dessa posição. 

 

Reforce as competências necessárias para o cargo (conhecimento, habilidade e atitude). Seja transparente, não queira vender algo que não irá acontecer na prática do dia a dia só para o candidato querer a vaga. 

 

Etapa 5: Contrate

Na contratação, além das questões documentais, é importante ficar atento à integração a equipe. O primeiro dia será super importante! Acompanhe e explique as tarefas; apresente a todos os profissionais. Acolha o profissional exatamente como gostaria que ele acolhesse as suas clientes!

 

Outro ponto de atenção é apresentar o Manual de Conduta. Se não tiver (faça logo!), explique pelo menos os principais pontos preocupantes de comportamento, para que o novo profissional comece com o pé-direito. 

 

Lembre-se de agradecer a todos os candidatos que não foram contratados. A imagem da sua marca no mercado ficará muito melhor!

 

Na hora de contratar é importante avaliar:

  • Apresentação Pessoal;
  • Habilidade de Comunicação Oral e Escrita;
  • Habilidade de Negociação;
  • Agilidade no atendimento;
  • O quanto gosta de pessoas;
  • Simpatia e Empatia;
  • Flexibilidade e Jogo de Cintura;
  • Capacidade de resolução de problemas e proatividade;
  • Ética e comportamento profissional.

 

Não encontrei ninguém, e agora?

Encontrar o ‘perfil ideal’ para a recepção nem sempre é uma tarefa fácil. Se fizer todas as etapas e ainda assim pensar que não encontrou a pessoa certa, talvez seja o momento de cogitar desenvolver internamente os talentos. Ou até mesmo, começar com uma profissional que tenha pelo menos as atitudes esperadas e treinar as habilidades no dia a dia, após a contratação. 

 

Saiba que uma das funções do líder/gestor é o desenvolvimento do seu time. Na hora de treinar é importante avaliar:

  • Faça treinamentos pontuais de correções de erros que acontecem no dia a dia;
  • Avalie possíveis problemas e antecipe soluções no treinamento;
  • Tente trabalhar conteúdos interativos, com dinâmicas e discussões em grupo;
  • Ao final do treinamento, identifique uma ação por parte de cada colaborador que poderá ser implementada no dia seguinte. Assim, o treinamento sai da teoria e vai para a prática!

 

O bom atendimento garante o retorno do cliente

Costumo dizer sempre nos meus treinamentos que ‘o que muita gente não entendeu é que o cliente bem atendido, volta’. Esse atendimento começa exatamente no primeiro contato do cliente com a sua marca: na recepção. Reserve um tempo do seu dia para acompanhar as ações da recepção, treiná-los e desenvolvê-los. Com certeza, o seu faturamento irá aumentar!

 

Sucesso sempre!

 

Aline Fernandez


A Academia de Beleza Ondina, em Campinas e Ribeirão Preto, tem treinamento voltado para atendimento na área. É um treinamento específico para o universo da área da beleza, com desenvolvimento de habilidades de atendimento e vendas para a recepção e assistentes de salão. Informações via whats: (19) 97409 7830 ou no site: www.academiaondina.com.br

Aline Fernandez

Aline Fernandez


Mentora de performance da Academia Ondina e Monalisa Beauty Lounge. 19 anos de experiência como executiva de marketing e vendas em médias e grandes empresas. Além disso, realiza palestras e treinamentos nas áreas de lidença, comportamento, marketing, vendas e comunicação #UBTeam

Matérias relacionadas

50 nomes para salão de beleza que vão te inspirar!

Marketing

50 nomes para salão de beleza que vão te inspirar!

Marketing

50 nomes para salão de beleza que vão te inspirar!


Avatar do autor Bruna Carvalho

18 de dezembro, 2019

Recepção de salão de beleza: veja como otimizá-la!

Gestão

Recepção de salão de beleza: veja como otimizá-la!

Gestão

Recepção de salão de beleza: veja como otimizá-la!


Avatar do autor Bruna Carvalho

27 de dezembro, 2019

Entenda o maior motivo da perda de clientes

Gestão

Entenda o maior motivo da perda de clientes

Gestão

Entenda o maior motivo da perda de clientes


Vagner Torres Vagner Torres

1 de janeiro, 2020

Como construir um modelo de negócio para a sua empresa

Carreira e Negócios

Como construir um modelo de negócio para a sua empresa

Carreira e Negócios

Como construir um modelo de negócio para a sua empresa


Isaias Costa Isaias Costa

27 de fevereiro, 2020

Por que o seu salão de beleza não está prosperando?

Gestão

Por que o seu salão de beleza não está prosperando?

Gestão

Por que o seu salão de beleza não está prosperando?


Mário Neubern Mário Neubern

6 de janeiro, 2020

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão

Marketing

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão

Marketing

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão


Avatar do autor Bruna Carvalho

24 de janeiro, 2020

Vantagens da padronização de processos nos negócios de beleza

Anna Reis

Vantagens da padronização de processos nos negócios de beleza

Anna Reis

Vantagens da padronização de processos nos negócios de beleza


Anna Reis Anna Reis

12 de fevereiro, 2020

Um erro fatal dos salões de beleza

Gestão

Um erro fatal dos salões de beleza

Gestão

Um erro fatal dos salões de beleza


Avatar do autor Bruna Carvalho

27 de novembro, 2019

Assine nossa newsletter