Conheça o primeiro passo para criar um salão de beleza de sucesso

Conheça o primeiro passo para criar um salão de beleza de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

 

 

Eu recebo muitas dúvidas de profissionais da área da beleza que querem montar um espaço ou salão de beleza, mas esbarram no medo, na falta de conhecimento. É comum me perguntarem: “Dani, por onde eu devo começar?”

 

A primeira questão a se observar ao querer ser um empreendedor de qualquer área, é o funcionamento do mercado. Conheço casos de sucesso em que a pessoa foi funcionária por anos, e depois aplicou tudo o que gostava e corrigiu o que não era adequado em seu próprio empreendimento, e adivinha: teve bons resultados!

 

Você já deve ter percebido o quão competitivo está o mercado da beleza, afinal, passamos de um milhão de salões no Brasil e a cada dia novos espaços são inaugurados. Por isso, planejar é muito mais importante.

 

Segundo minhas pesquisas, 79% dos gestores de Salões de beleza não fazem planejamento, não definem metas, nem estratégias de crescimento. Você já deve ter escutado o ditado: “Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”, né?

 

Como doutora em administração, posso afirmar que um planejamento é o primeiro passo do sucesso.

 

É importante refletir:

 

Quando você planeja construir uma casa, por onde você começa?

 

Você inicia o projeto de construção da casa, quando você sonha com ela, porque imagina cada lugar, mas para que seu sonho não se torne um pesadelo, você precisa de algo simples, mas que dá trabalho e requer conhecimento técnico para fazer: uma planta do imóvel. Só assim, poderá confiar que tudo sairá como planejou/sonhou.

 

Imagine, que para entrar no mercado da beleza é a mesma coisa. Para ter melhor assertividade e correr menos riscos, existe algo que pode te ajudar a conquistar o sucesso!

 

E ele se chama:  Plano de Negócios.

 

É através do plano de negócios que você pode conhecer o mercado e descobrir onde focar para ter mais resultado. Quanto em caixa você precisará ter para abrir as portas e para manter o espaço aberto, concorrência e etc. Além disso, tudo que você deseja e planeja para seu estabelecimento deve ser incluído no projeto.

 

Existe um método chamado Canvas, que também pode ajudar com algumas perguntas que podem ser respondidas no seu plano de negócios. Eu já falei sobre este método no Blog do Criadores de Imagem. Você pode acessar clicando aqui.

 

É importante ressaltar que seu Plano de Negócios não acaba quando você inaugura seu salão, pelo contrário, ele pode e deve ser analisado periodicamente, e principalmente, a cada mudança ou implantação de novo serviço ao espaço. Pense que ele será seu guia e poderá sempre estar sendo atualizado.

 

O Universidade da Beleza já fez um post detalhando mais o Plano de Negócios também. Confira aqui!

 

Conte comigo para fazer sua carreira e negócio crescer,

 

Seguimos juntos nas redes sociais e no YouTube.

 

 

Abraço,

 

Dra. Dani Venâncio

 

Professora e gestora do mercado da beleza

 

Embaixadora AVEC

 

________________

 

Dani Venâncio é gestora de salões de beleza há 20 anos. Mestre e Doutora em administração pela UFSC, é Coach formada pela Global Accreditation Board. A Dani criou uma metodologia que já ajudou mais de 3 mil gestores e proprietários da área da beleza a compreenderem melhor a gestão de seus espaços, através de ferramentas simples que ela diagnosticou em visitas técnicas e pesquisas científicas em diferentes cidades do Brasil e do Mundo.