Descubra como deixar a barba crescer do jeito certo

2 de agosto, 2019

Bem-Estar, Rene Rodrigues

Deixar a barba crescer vem se tornando novamente uma tendência entre os homens. Na verdade, ela nunca deixou de ser usada, mas, atualmente, diferentes modelos renasceram e conferem um estilo próprio para cada homem.

Para que ela seja bonita, destacando-se como um elemento estético, precisa ser bem cuidada e higienizada. Quer saber mais a respeito?

Vamos mostrar como deixar a barba crescer do jeito certo! Confira e monte o seu
estilo.

Saiba qual tipo de barba combina com o formato de seu rosto. Como citamos, hoje em dia, há diversos modelos de barba. Todas essas opções permitem que homens com os mais variados formatos de rostos escolham o corte que mais combinam e harmonizam com o visual.

Rosto triangular

Quanto maior a barba, mais a face parecerá longa. Assim, o ideal é manter pelos mais curtos no queixo para que ele pareça menor. Os rostos finos e longos ficam melhor com pouca barba, e sempre na área inferior da face, contornando o maxilar. O rosto parecerá mais cheio e mais curto.

Rosto redondo

Deve-se evitar barbas muito cheias nas laterais ou escolher um modelo de cavanhaque que estreite a face nos lados, tornando-a mais estreita. Um bigode para acompanhar o cavanhaque ajuda a dar um visual mais suave ao rosto.

Rosto quadrado

Para suavizar a linha rígida da mandíbula, convém escolher uma barba completa, cortada rente à face. Suavizando a porção inferior do rosto, ele fica mais arredondado.

Rosto oval

Uma barba muito comprida não é recomendada para homens que apresentam face ovalada com queixo pontudo. O que mais combina é um cavanhaque que permita o desenho de um rosto mais arredondado.

O estilo Van Dyke (cavanhaque e bigode que não se conectam) é uma opção.

Rosto retangular

Para a suavização da linha da mandíbula, o homem pode optar por uma barba mais cheia dos lados e mais curta na porção inferior.

Rosto diamante

É aquele que é pequeno e apresenta um queixo pontudo e estreito. A barba cheia, que vai além do próprio rosto, pode ajudar a dar um design mais arredondado à face e, simultaneamente, faz com que ela pareça mais longa. A parte da barba que ultrapassa o queixo deve ser arredondada, e não pontuda.

O modelo Old Dutch (velho holandês) é uma opção para esses homens: barba cheia, com mais volume e comprimento maior.

Conheça os produtos para deixar a barba crescer

Para deixar a barba crescer corretamente, é importante que sejam usados também os produtos adequados. Tal como o cabelo, a barba também precisa de cuidados especiais. Para isso, existem produtos específicos, como:

● shampoo;
● óleo;
● hidratante (balm);
● loção para fortalecimento dos pelos;
● cera para bigode;
● pente.

Veja qual é a forma certa de aparar a barba

É fundamental saber fazer o corte da barba. Cortando do jeito errado, ela nunca vai crescer da forma certa. Antes de se barbear, é recomendado fazer uma limpeza na pele, usando um esfoliante ou um sabonete neutro e água morna. Esse procedimento ajuda a tirar sujeira e oleosidade.

Recomenda-se, ainda, usar creme, geleia ou óleo para barbear, pois esses produtos permitem que os fios fiquem maleáveis e macios. Use o pente para alisar os fios da barba no sentido do crescimento, deixando-os rentes à face. Isso permite uma visualização uniforme da barba diante do espelho, mostrando os defeitos que necessitam ser corrigidos.

Depois, usando o pente no sentido contrário ao crescimento dos fios, defina o volume que pretende aparar. A tesoura deve cortar a parte que está do lado de fora do pente.

Preferencialmente, comece aparando das laterais do rosto em direção ao queixo. O volume aparado deve ser proporcional ao longo da barba.

Eis algumas dicas para você deixar a barba crescer de jeito certo. Veja que, para que ela cresça da melhor forma, é fundamental apará-la corretamente!

Agora que você já sabe como deixar a barba crescer, acesse o site da Woodman e confira os melhores produtos para barba!

Abraço,

João Abreu