Descubra como a música pode ajudar seu salão a reter clientes

5 de setembro, 2019

Música para salão de beleza é sim uma ótima ideia!

“Onde há música não pode haver coisa má.” Miguel de Cervantes

Você possivelmente está se perguntando o que a música tem haver com o marketing, clientes e, principalmente, com o seu negócio.

O conceito de ser influenciado por um som, que é algo abstrato e efêmero, pode parecer estranho. Imaginar então no impacto que uma música de fundo pode ter na nossa clientela pode parecer ainda mais estranho.

Mas se você reparar bem a música já é componente diário de negócios, pequenos e grandes. É só ir ao Shopping e perceber que marcas de roupa como Osklen, Reserva e Zara, por exemplo, possuem um fundo musical composto por uma lista compatível com a “cara” da loja.

O som tem poder de criar intimidade entre a marca e seu publico. No caso da imagem podemos escolher se queremos olhar ou não, mas no caso do som não há defesa.

Há uma relação cíclica entre o estado de espírito e a música que o sujeito está a ouvir no momento e, claro, o seu comportamento. Como por exemplo, a música nos supermercados. Dizem que consumidores não gostam de multidão, também não gostam de vozes ressonantes num hipermercado vazio. Esta sensação fará com que abandonem o local mais depressa. A música de ambiente resolve este problema. Outra aplicação da música, também curiosa, é a capacidade comprovada que possui de aumentar a produtividade nos ambientes de trabalho.

Porque a música para salão ajuda a ter mais clientes

É simples. É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana. Dessa maneira, ela pode ser utilizada para manipular as pessoas, seja essa manipulação bondosa ou maldosa.

A música não só promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, como também ajuda o cérebro a funcionar melhor, pois faz com que regiões diferentes sejam ativadas, melhorando também a capacidade de memória e empatia.

Agora imagina a sensação de sua cliente ao sair de seu salão após uma boa dose musical? De quem ela irá se lembrar? Para quantas pessoas ela irá contar?

Sim, a música é realmente uma peça importante na fidelização de clientes e no marketing de qualquer empresa, independente do tamanho!

Por onde começar

A definição de um “tipo de música” começa com a compreensão da verdadeira essência da sua marca e da sua clientela. Tudo isso deve vir antes de encontrar a linguagem musical  que irá criar empatia e uma atmosfera inesquecível no seu espaço.

Se você não tem conhecimento e nem paciência basta pedir ajuda para algum parente ou amigo. Todos nós conhecemos alguém apaixonado por música e que faria isso com todo prazer.

Comece devagar e consulte sua clientela. Pergunte o que elas gostam de escutar, anote.

Existem também muitas listas já prontas na internet e se você procurar direito encontrará ótimas listas para música ambiente. Além disso, existem alguns sites que poderão te ajudar: Playlists do Spotify (só use se assinar a versão paga! Caso utilize a versão free, a música será interrompida por anúncios e os clientes ODIARÃO!), caso não queira assinar, pode usar listas online: como Last.fm, Stereomood e Grooveshark.

As playlists do Youtube são também uma opção, mas também podem ser interrompidas por anúncios.

Dicas finais

• Cuidado com altura do som. Você não quer que o tiro saia pela culatra e nem deixar todo mundo surdo né?
  • Tenha muito, mas muito cuidado, na seleção do tipo musical. Isso também pode ser imperdoável.
  • Peça ajuda, conselho e pergunte. Mas deixe sua marca na memória de seus clientes e eles irão voltar para você.

Se você gostou compartilha, e assina nossa newsletter ao lado para, em breve, receber em primeira mão dicas de playlists, como escolher, buscar e montar listas de graça na internet, soundbranding e muitos outros segredos de marketing para salões de beleza e espaços de estética.

E você o que acha de música para salão? Quer compartilhar alguma experiência ou tem uma sugestão musical?

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

23 de abril, 2019

Atrair clientes homens sem ter barbearia

Como Atrair Clientes Homens Sem Ter Barbearia

Como Atrair Clientes Homens Sem Ter Barbearia

6 de agosto, 2019

20 de março, 2019

Dani Venâncio

5 tendências de negócios para você seguir em seu salão em 2019

Dani Venâncio

5 tendências de negócios para você seguir em seu salão em 2019

Dra. Dani Venâncio Dra. Dani Venâncio

14 de fevereiro, 2019

Paulo Roberto Bresciani Paulo Roberto Bresciani

2 de agosto, 2019

13 de junho, 2019

Nomes para salão

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

13 de junho, 2019

Bem-Estar