Dicas de especialista com TOTVS sobre tecnologia para Beleza e Estética

dicas totvs sobre software para salão

Dicas de especialista com TOTVS sobre tecnologia para Beleza e Estética

Este é o segundo post da série “Dicas de especialista”, nossa série de entrevistas com grandes influenciadores do mercado de beleza, estética e bem estar do Brasil.

André Bretas, Diretor da TOTVS, nos trouxe um pouco da visão de como a empresa tem enxergado “esse mercado gigante que cresce até em crise” e como está ajudando “micro empresários e autônomos do setor a serem cada vez mais competitivos com uso de tecnologia aderente a realidade de cada mercado”.

Depois de inaugurar essa seção com Gustavo Albanesi presidente do conselho da ABC Spas e fundador do Buddha Spa, agora Rogério Lara Direto parceiro de tecnologia – MMTools – do produto da FLY01 Beleza & Estética.

Para quem não conhece a TOTVS é a maior empresa de software de gestão do Brasil e da América Latina com mais de 6 mil funcionários em todo o mundo.  Nesta entrevista você irá ver um pouco sobre inovação, tecnologia e gestão!

1 – Até pouco tempo atrás era difícil encontrar algum software no mercado de beleza, estética e bem estar. Hoje a gente já vê sistemas cada vez mais vocacionados para esses segmentos. Qual sua visão sobre esta mudança e profissionalização do setor?

Os sistemas desenvolvidos especialmente para o setor oferecem controles muitos mais completos, de forma mais amigável e intuitiva. Explora ao máximo os recursos visuais. Proporcionam grande economia de tempo para os proprietários e gerentes dos salões e garantem mais qualidade e assertividade dos dados e relatórios.

Um exemplo é que acabam as agendas de papel e as feias e imprecisas comandas impressas.

Os sistemas, que além do software de gestão, possuem também os aplicativos de mobilidade que podem ser baixados de qualquer smartphone adicionam outras comodidades e valores para o negócio como:

1.     Aumento das receitas advindas de novos clientes que somente passarão a conhecer o salão através da visibilidade que este passou a ter pelo Google maps. O aplicativo leva o salão para milhares de potenciais clientes

2.     Redução de despesas com recepcionistas com eliminação do trabalho enfadonho de receber ligações para agendamento, pois os clientes passam a agendar através da mobilidade. Eliminação também do trabalho de impute dos valores das comandas em sistemas/planilhas ultrapassadas. Os serviços passam a ser lançados pelos próprios profissionais

3.     Comodidade para os clientes e para os profissionais que passam a ter a agenda na palma da mão. Os profissionais também podem consultar, além da agenda online, relatórios de serviços, de produtos e suas respectivas comissões”

2 – Na prática o que um sistema de gestão faz no dia a dia?

“Isso varia muito de solução para solução. Resumidamente, no nosso produto ele tem as seguintes vantagens:

  1. Para o proprietário:
    1. Acesso a informações consolidadas de qualquer período: resultados de faturamento, clientes, colaboradores, serviços e produtos;
  2. Para colaboradores/profissionais:
    1. Conseguem consultar a sua agenda de qualquer lugar. Dessa maneira, eles sabem quais os clientes que serão ou foram atendidos em qualquer dia;
    2. Através do status dos agendamentos, o profissional sabe se foi o cliente que marcou, se o cliente já chegou, se ele já pagou;
    3. Quando qualquer alteração é feita na sua agenda, uma notificação é enviada para o cliente e para o profissional;
  3. Para Clientes:
    1. Gerenciamento total sobre a sua agenda: status de confirmação, notificações automáticas e alterações nas marcações (inclusive cancelamentos);
    2. Históricos de consumo de serviços e produtos;
    3. Consulta de pontos de milhagem;
    4. Alteração de informações do perfil: o próprio usuário atualiza os seus dados

Exitem mil outras possibilidades mas somente com uma demonstração mais detalhada é possível ter esta visão.”

3 – Na sua opinião, qual a importância para uma micro empresa ter um sistema de gestão? Quais as reais vantagens?

” Com o ambiente se tornando cada vez mais competitivo, os custos mais elevados e a mão de obra qualificada mais difícil, somente os estabelecimentos bem administrados terão condições de se sobressair no mercado de prestação de serviços e vendas de produtos. E esta boa administração passa, necessariamente, pelo uso de um sistema de gestão eficiente e preferencialmente um que ofereças as vantagens dos aplicativos de mobilidade Agora sobre as vantagens, são diversas. Por exemplo:

  • Mobilidade e produtividade,
  • Visibilidade para milhares de pessoas gerando novos clientes (aumento das receitas),
  • Redução de custos de equipamentos e infraestrutura,
  • Redução de custos com recepcionistas,
  • Gestão fácil e profissional,
  • Comodidade,
  • Redução de custos com recepcionistas,
  • Imagem do profissional/empresa como moderna e inovadora,
  • Satisfação dos clientes e dos profissionais”

4 – Em nosso mercado, temos um número imenso de profissionais autônomos. Qual sua opinião sobre o uso de software de gestão para esses profissionais?

“Muita gente realmente me pergunta se mesmo sendo um profissional liberal faz sentido para ela usar um software. Isso vem de uma ideia errada que grande parte das pessoas tem sobre sistemas de gestão achando que são muito complicados, caros e coisas de empresa grande. Nós temos inúmeros profissionais autônomos como clientes pagando muito pouco e super felizes com o resultado. Se você pensar em um profissional autônomo como uma empresa que vende, controla caixa, faz serviço e tudo como qualquer outro salão, faz todo sentido utilizarem algum sistema especializado”

5 – Você não só tem acompanhado mas também ajudado a liderar a inovação tecnológica no segmento de beleza, estética e bem estar no Brasil. Em que fase estamos e para onde estamos indo? O que podemos esperar para os próximos anos?

“Em resumo a gente vê a evolução de tecnologia da seguinte forma. Começando pela agenda em papel tradicional, para o excel, para sistemas embarcados e agora para sistemas na nuvem que podem ser acessados de qualquer computador com acesso a internet. Para os próximos anos uma tendencia ainda maior é aliar a internet nesses sistemas junto com soluções para smartphones.

mobile

Assim o profissional, dono e o cliente poderão ter acesso e se conectar pelo celular. Isto é uma revolução na comunicação e relacionamento da empresas com seus clientes e no controle perfeito do que acontece instantaneamente no salão.”

6 – Se você pudesse dar um conselho do que fazer e o que não fazer para um empresário ou autônomo, qual seria?

“Meu conselho seria nunca perder o controle da base e informações de clientes e do controle de caixa da empresa. Se algum dia um empresário ou autônomo perder este controle está em sérios problemas! E a minha dica seria se atualizar sempre ao máximo não só em técnicas, produtos e tendencias de tratamentos e serviços mas também de gestão, marketing e relacionamento com clientes. Inovar na forma de se relacionar com o cliente é o que fato pode te destacar da concorrência. Como por exemplo, mandar um lembrete avisando que o pacote da promoção que ela comprou irá expirar em 1 mês e que você aconselha a ela lhe visitar. Ou enviar uma mensagem de feliz aniversário com desconto como presente paras aniversariantes”

 

Se você gostar, fique a vontade para compartilhar e pedir outras entrevistas nos comentários!

Post a Comment