Dicas de especialista: Gustavo Albanesi – Presidente do conselho ABC Spas

Dicas de especialista: Gustavo Albanesi – Presidente do conselho ABC Spas

Tempo de leitura: 5 minutos

Inauguro hoje uma série de entrevistas com grandes influenciadores do mercado de beleza, estética e bem estar do Brasil.

O primeiro convidado escolhido é  Gustavo Albanesi presidente do conselho da ABC Spas e fundador do Buddha Spa. Gustavo irá falar sobre o mercado de estética e bem estar, oportunidades e dicas para empresários do segmento.

Se você gostar, fique a vontade para compartilhar e pedir outras entrevistas nos comentários!

Foto Gustavo Alta

O mercado de estética e bem estar no Brasil é enorme e tem crescido cada vez mais. Quais as principais mudanças no mercado nesses últimos anos? E quais as principais oportunidades no setor?

O mercado cresceu muito até 2011 e partir daí ele deu uma comprimida. Em 2012 a 2013, principalmente por crises, o setor diminuiu o ritmo de crescimento em que estava. Muitos estabelecimentos que entraram no boom do mercado saíram na mesma velocidade. Agora o mercado voltou a crescer de uma forma mais gradual e sustentável. Empresas com maior profissionalização e maturidade de gestão estão liderando e aproveitando este crescimento.

A diferenciação entre Spa e Estética tende a desaparecer pois o público busca todas essas atividades em um mesmo lugar. Portanto, empresários precisam buscar oferecer um mix de serviços completo e integral sem ter especialização em um ou outro ramo.

Outra grande oportunidade é atender a demanda crescente do público masculino. É um público que cada vez mais se preocupa com mente, corpo e bem estar. Aquela inibição que existia a 5 ou 8 anos hoje é bem mais reduzida. A atuação neste público pode ser bastante interessante.

 Você tem uma visão muito privilegiada do mercado e contato com diversos SPAs. Qual o principal desafio para empresários do setor hoje e para os próximos anos?

Os dois pilares que sustentam um Spa ou qualquer outro espaço de bem estar e estética é o Marketing e a Qualidade. Se você tem um e não tem o outro você não se sustenta. Se você conquista clientes mas não fideliza você fica dependendo sempre de novos clientes. Se você fideliza mas não consegue atrair seu crescimento é lento e perigoso.

O desafio de Marketing consiste em ficar conhecido e apresentar o que a empresa faz para o maior número de potenciais clientes. Essas pequenas empresas possuem grande dificuldade em chegar e comunicar seus serviços com o grande público. A maioria delas não possui uma grande capacidade de marketing ou orçamento com folga e acabam por aumentar sua base de clientes de forma muito lenta.

Já em relação a qualidade, a questão fundamental é a padronização dos processos internos ligados ao atendimento e cuidado com o cliente. Além disso, é fundamental também que os funcionários tenham treinamentos. Porém, isso é muito caro e falta recursos para supervisão e treinamento periódico.

E qual sua sugestão para esses empresários?

O marketing acaba sendo um dos principais pontos. Quem já está no mercado a alguns anos deve buscar inovar e se atualizar sempre. Além da qualidade mínima, é preciso fazer marketing para não ficar esquecido e atrair clientes constantemente. Uma boa referência é de que 1/3 dos atendimentos mensais seja composto por novos clientes. Para isso deve-se fazer muito marketing, divulgação e ter um mix de serviços variados.

Todas essas empresas, mas principalmente as mais recentes, devem preocupar em manter a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes que já existem. E manter a rédea curta na sua base de clientes para que possam fidelizá-los. Mesmo que o crescimento dessa forma seja mais lento, a empresa terá mais chances de sucesso se mantendo lucrativa no longo prazo.

Existem muitos aventureiros neste mercado, é precisa saber onde está se pisando. Para quem quer entrar no setor minha dica é: busque apoio de especialistas que conhecem muito bem o segmento. Por exemplo, uma consultoria ou até mesmo uma franquia. É preciso que seu negócio esteja muito bem calcado sob conhecimento de mercado.

Como você disse, atrair clientes e fideliza-los é o coração que sustenta qualquer empresa. Pelo que você tem visto, qual a melhor forma de atrair clientes para um Spa?

O principal é ter uma estratégia de marketing que combine formas diferente de divulgação. Obviamente a internet é uma das melhores opções já que possui custos mais reduzidos e é o que tem apostado grande parte das empresas líderes. Mas é preciso combinar o marketing digital com outras estratégias, por exemplo: parcerias na região e anúncios em jornais de bairro.

 Mão de obra qualificada aparece como uma das principais queixas de empresários do segmento. Qual sua dica para eles na hora da busca e seleção de profissionais?

O que tem que ser feito é padronizar o atendimento e os processos internos. O empresário não deve esperar que a qualidade venha do mercado ele deve criar uma metodologia de atendimento com protocolos, processos e treinamento de pessoal dentro desse sistema. É  a maneira mais eficiente para garantir qualidade nos serviços sem esperar isto do mercado.

 Você é responsável pelo ABC Spas e SPA WEEK. Nos conte um pouco mais sobre essas iniciativas e como o empresário do setor pode se beneficiar.

assossiacao de spa abc spa

Criada em 2002, a Associação Brasileira de Clínicas e Spas, a ABC Spas, reúne alguns dos melhores e mais representativos estabelecimentos da área. A  ABC Spas tem o intuito de unir os empreendimentos da indústria de Spas em torno de critérios definidos pela associação. Seus objetivos principais são, manter um padrão de qualidade; educar e informar o consumidor, a fim de que ele possa usufruir melhor das diversidades da indústria do bem estar e fomentar o desenvolvimento do mercado de spas no Brasil, para dar credibilidade e segurança ao processo de desenvolvimento do setor que ainda está por vir em toda sua plenitude.  E para concretizar seus objetivos de forma mais eficaz, a ABC SPAs busca promover encontros entre seus associados e membros apoiadores visando estabelecer diretrizes e padrões para o mercado de spas em geral. A boa formatação da indústria que mais cresce no Brasil, que é o segmento do bem-estar, é fundamental para dar credibilidade e segurança ao processo de desenvolvimento deste mercado.

spa week

O Spa Week , consiste na oferta dos mais diversos tratamentos a um preço reduzido buscando  democratizar o bem-estar na sociedade. Originariamente organizado nos EUA e trazido para o Brasil em outubro de 2009 pela ABC Spas com objetivo de congregar empresas do setor, fomentar o desenvolvimento do mercado de spas, trazer conhecimento sobre saúde e qualidade de vida para o publico em geral, disseminando informação e cultura em prol do bem-estar e qualidade de vida, divulgação dos benefícios dos tratamentos de um spa, derrubando barreiras e mitos como “spa é caro” ou spa é para emagrecer. Para participar basta entrar em contato no nosso site e a gente direciona para responsável.