Dicas para empreender no setor de beleza

8 de janeiro, 2020

Carreira e Negócios

Levando em consideração que o mercado da beleza é um dos que mais resiste à crises e mudanças econômicas, por essa razão é comum que as pessoas queiram investir no segmento. Contudo, antes de mais nada é importante buscar conhecimento da área, por isso não deixe de conferir dicas para empreender no setor da beleza.

Cenário atual do mercado da beleza no Brasil

O mercado de beleza cresce exponencialmente a cada ano e foi um dos setores de maior destaque inclusive no período de crise. De acordo com pesquisas realizadas pelo Euromonitor em 2018 (informações extraídas do r7):

• Existem 500 mil salões formais no Brasil;

• Previsão de crescimento de 4,5% até 2021;

• 48% dos estabelecimentos são informais (o que significa que os números podem ser ainda maiores do que é apresentado pelas pesquisas);

• Aumento de franquias na área da beleza vem sendo cada vez mais expressivo nos últimos 10 anos;

• Na região Sudeste, existem 276 mil de salões para cada 100 mil mulheres;

• Nas regiões Norte e Nordeste, existem 264 mil de salões para cada 100 mil mulheres.

Esses números mostram todo o investimento que está sendo feito na área, com grande perspectiva de retorno e cada vez maiores expectativas de crescimento.

Mas para se destacar entre tanta gente, você precisa trazer diferenciais aos consumidores. Então, vamos às dicas?

1. Estude o mercado e mantenha-se atualizado

A busca por capacitação é o verdadeiro diferencial do empreendedor. Conheça o mercado, faça um Plano de Negócios, estude tudo o que puder e isso pode te trazer muito sucesso.

Além disso, estudos feitos pelo SENAC, afirmam que profissionais de beleza alinhados às tendências de mercado são mais competitivos. Para garantir espaço e sair na frente da concorrência, é necessário buscar aprimoramento contínuo e estar sempre atento à moda, que varia constantemente e de acordo com as estações.

O setor é repleto de novidades, portanto, fique atento e atualizado em tudo o que surge. Visitar eventos como a Beauty Fair e o Beauty Week Experience são ações fundamentais.

2. Explore nichos

Ainda segundo a mesma pesquisa da Euromonitor, 83% dos salões formais são focados no público feminino.

Isso significa que existem muitos nichos que podem ser explorados. Afinal, é tendência de comportamento do consumidor (divulgada no caderno de tendências do SEBRAE 2019) que o conceito de beleza siga por um caminho cada vez mais diversificado e inclusivo.

Temos algumas dicas para colocar o seu negócio à frente e para incentivá-lo rumo ao lucro:

• Ofereça serviços diferentes dos de praxe;

• Seja especializado em algum serviço específico – isso traz diferenciação e exclusividade. Existem estabelecimentos que oferecem forte desempenho em loiros, nos cacheados, em dreadlocks, etc. São muitas opções;

Vários negócios especializados em um determinado público foram criados no Brasil. Surgiram salões especializados em cabelos cacheados e em loiras, barbearias com roupagem mais atual e empresas especializadas em design de sobrancelhas, entre outras novidades.

Percebe-se que empresas de nicho, com um foco bastante amplo, estão atraindo muita gente e são rentáveis.

3. Cliente é rei

Você precisa ter um bom conhecimento do seu público-alvo e precisa oferecer um atendimento excelente. Quantas vezes você entrou em um estabelecimento lindo, que parecia incrível do lado de fora, até que foi mal atendido e tudo perdeu o encanto? Aposto que não quis mais voltar naquele lugar.

É assim com todos os negócios. Nenhum esforço adiantará se você e toda sua equipe não tratarem o cliente como rei, entendendo suas preferências e desejos.

4. Construa networking (rede de contatos)

Um empreendedor precisa de contatos, principalmente nessa área. Mesmo com redes sociais, o público da beleza é movido pelo corpo a corpo, boca a boca.

E aí entram os eventos novamente: são ambientes ótimos para networking. No Beauty Week Experience, por exemplo, compareceram os donos dos maiores salões de beleza, clínicas de estética, barbearias e spas de São Paulo. Esse tipo de contato é fundamental.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Universidade da Beleza e assine nossa Newsletter. Temos centenas de dicas e conteúdos gratuitos para te oferecer!

Bruna Carvalho

Jornalista, entusiasta pela área da moda & beleza e editora de conteúdo do Universidade da Beleza! #UBTeam

26 de novembro, 2019

Números do mercado da beleza em 2019 e dicas para se destacar