É o fim das recepcionistas? Conheça o Método Recepção 4.0 para o mercado de beleza e estética
1 de setembro, 2020
Gestão, Gleyce Persil, Marketing
Com consumidores cada vez mais conectados, versáteis, curiosos e muito exigentes, conquistar e fidelizar clientes é um desafio!
Método Recepção 4.0
Eu criei o Método Recepção 4.0 para salões de beleza e clínicas de estética, com a proposta de transformar o modelo de secretariado tradicional de recepcionistas em um setor de vendas e relacionamento, responsável pelo crescimento de negócios.
Se antes o marketing andava separado da recepção, agora ele deve ser parte integrante dela. Além disso, no Método Recepção 4.0 apresento processos de Inside Sales para implantação e gestão. Um departamento de vendas internas melhora consideravelmente o desempenho financeiro desses negócios, prospectando novos clientes, promovendo a conversão de interessados, aumentando o ticket médio e frequência.
Papel da Recepcionista
A atitude passiva de recepcionistas que aprenderam basicamente a atender o telefone quando ele toca, passando informações rápidas, sempre sobrecarregadas com outras funções do papel receptivo ou caixa, podendo levar o negócio à falência! Recepção não é lugar para amadores e muitas empresas não performam bem nesse setor porque contratam pessoas sem qualificação e não dedicam tempo e investimento à automação desse setor, nem à gestão de processos ou treinamento de pessoas. Aliás, recepção se tornou emprego de passagem para muita gente o que faz com que haja uma alta rotatividade de funcionários nesse setor, um turnover elevado.
Além de aumentar as vendas, o objetivo do Método Recepção 4.0 é também melhorar a experiência no atendimento e pós-atendimento. A metodologia completa eu apresento a gestores de salões de beleza e clínicas de estética através de mentorias individuais ou em grupo, trabalhando 4 pilares: pessoas, processos, tecnologia e experiências.
A tecnologia ainda é pouco explorada nas Recepções de empresas voltadas a beleza e estética. Ela deve ser uma aliada para potencializar os resultados, seja através das Redes Sociais ou com os Softwares de Gestão, que devem ser muito mais que simples agendadores de serviços e gestores de comandas/caixa, potencializando resultados através de automações que dinamizam e otimizam todos os processos.
Considero que uma recepção próspera atua com duas frentes: um receptivo de excelência, executando o papel principal de receber e direcionar clientes, e uma central de atendimento poderosa com processos de marketing e inside sales. Ambas norteadas pelas estratégias de marketing digital, marketing de relacionamento e sensorial, comunicação assertiva e influente, persuasão e vendas consultivas.
Quer conhecer mais sobre o Método Recepção 4.0? Baixe o e-Book gratuitamente e saiba como conquistar e fidelizar clientes!