Entenda como a comunicação com a equipe influencia seu negócio

Entenda como a comunicação com a equipe influencia seu negócio

Tempo de leitura: 2 minutos

 

A falta de comunicação é, sem dúvida, um dos principais problemas encontrados entre funcionários e empresa.

 

Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, que acabam prejudicando resultados. Isso traz sérias consequências à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais.

 

Existem dois pontos cruciais que pouco são trabalhados internamente. Um, envolve as informações relacionadas ao dia a dia do funcionário: como possível corte de pessoal, fusão ou compra de uma empresa, perda de contrato, etc. Outro, é a propaganda do próprio produto da empresa, que muitas vezes não percebe que o funcionário pode ser um grande divulgador do que o empregador pretende vender.

 

Situações que envolvem boatos como demissões e mudanças na equipe costumam gerar grande estresse entre os colaboradores e isso afeta diretamente a produtividade dos envolvidos.

 

Já a falta de informações sobre o produto/serviço, sem uma campanha de marketing interno adequada, faz com que os funcionários não conheçam profundamente o que a empresa oferece aos clientes, e não tenham confiança o suficiente para repassar através do boca a boca as vantagens daquilo que ele ajuda a produzir.

 

Para ambos os casos, a única saída para evitar tais tipos de problema é investir em comunicação interna.

 

A comunicação interna deve ser responsável pela troca de informações dentro de um ambiente de trabalho, ao circular o conhecimento de forma vertical (da diretoria para os empregados) ou horizontal (entre funcionários do mesmo nível de subordinação).

 

Existem diversos instrumentos que favorecem o êxito da circulação das notícias dentro de uma empresa, seguem alguns exemplos:

 

  • Publicações impressas (jornais, revistas e boletins);
  • Mural de avisos e novidades;
  • Circulação de newsletters;
  • Grupos em redes como WhatsApp (que devem estar sempre atualizados com assuntos oportunos).

 

Aliados a um bom planejamento empresarial, essas são verdadeiras ferramentas estratégicas para aumentar a confiabilidade entre funcionários e líderes e auxiliar na otimização do tempo nas tomadas de decisões.

 

Não podemos esquecer que, quanto mais informados sobre o cotidiano da corporação os profissionais estiverem, mais eles estarão envolvidos com a missão da empresa e, consequentemente, a produtividade será cada vez maior. Assim como o aproveitamento do tempo, antes dispensado em conflitos gerados pela falta de informação.

 

Com o mercado altamente competitivo, a comunicação interna também se torna imprescindível para capacitar funcionários para novos desafios. Seguindo essa tendência, a comunicação interna deixa de ser algo periférico para se tornar ferramenta imprescindível na relação da produtividade com o tempo.

 

 

Valência De Souza

Consultoria Diagnóstico e Desenvolvimento em RH

@validando