Gestão de Mudanças em tempos de crise pode salvar seu negócio de beleza

17 de abril, 2020

Gleyce Persil

Analisando o cenário interno e o cenário externo de empreendedores na área da beleza nota-se o desafio imenso que é manter negócios e crescer, não só agora em meio à Crise causada pelo Coronavírus, mas ao longo do tempo! Desistir não pode ser a primeira opção. Adotar uma gestão de mudanças pode ser uma boa saída.

Novo comportamento de consumidores, revolução tecnológica e digital, crescimento acelerado da concorrência e briga por preços, entre outros fatores, afetam diretamente os resultados de muitos gestores e profissionais prestadores de serviços de beleza. Bastou uma crise de saúde, o Covid-19, que desencadeou uma crise econômica de ordem mundial, para qualquer salão, estúdio, barbearia ou clínica de estética, independente do porte e experiência, serem drasticamente prejudicados. Alguns inclusive já fecharam as portas definitivamente e outros estão com um futuro incerto.

Olhando para os cenários internos de muitos negócios: falta de capital de giro, a gestão financeira não é eficiente, profissionais-parceiros estão desmotivados, há algum tempo já existe a dificuldade de conquista e fidelização de clientes, falta um posicionamento da marca nas mídias sociais e por aí vai.

Inúmeros negócios que não se adaptaram às mudanças ao longo dos tempos deixaram de existir; é muito certeiro o ditado popular “adapte-se ou morra!”. Veja que marcas como Kodak, Blockbuster ou Xerox desapareceram, enquanto cada vez mais mantemos fotos na “nuvem” e estamos em busca de melhores lentes em nossos aparelhos de celular, Netflix faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e cresce cada vez mais o número de adeptos e temos impressoras em casa, digitalizamos documentos com aplicativos e nem sequer precisamos tanto assim de papéis.

É preciso mudar, ser flexível, transformar-se em meio ao caos, diante dos desafios internos e externos adquirir competências fundamentais para a sobrevivência e crescimento. Ser antifrágil, mais do que apenas resiliente.

A mudança acontece a partir de uma decisão, seja por amor ou pela dor:

MUDAR POR AMOR: Quando você deseja a mudança, anseia pelo novo, está em aprendizado contínuo, à frente do seu tempo, fugindo de rotinas, sempre em movimento. É ter foco nos resultados e não se intimidar pelo caminho a percorrer para atingir seus objetivos. Quando você vibra à cada novidade que o cenário externo te apresenta.

MUDAR PELA DOR: Quando as ameaças ou oportunidades externas te obrigam a mudar. São situações de revolução que mudam o cenário profissional ou social no qual você está inserido. Quando você está preso à conceitos do passado, com base em experiências que deram certo em outros tempos e há uma zona de conforto na rotina assumida por você.

São as pessoas que tornam as mudanças possíveis!

É fato: Vivemos um tempo de grandes mudanças. E não vai parar por aí! Para você sobreviver e prosperar, é preciso gerenciar com sucesso as transformações que ocorrem em uma velocidade cada vez maior. Uma qualificada gestão de mudanças aumenta a probabilidade de sucesso. Não adianta mudar apenas estrutura, processos, métodos, técnicas e estratégias. São as pessoas que tornam essas mudanças reais quando aceitam e se envolvem, com a compreensão clara dos resultados positivos que advém desse reposicionamento. Quanto melhor aplicada essa gestão de mudanças, maior a probabilidade de alcance dos objetivos, o que é excelente para a empresa e para o profissional-parceiro ou funcionário.

Em tempos de manobras para negócios e carreiras sobreviverem, o foco não pode estar apenas nas medidas governamentais e propostas de instituições financeiras. Os agentes de transformação de um negócio na área da beleza são as pessoas: clientes internos (profissionais-parceiros) e externos (consumidores de serviços).

A sua habilidade de se adaptar a mudanças é uma vantagem competitiva no mercado de beleza!

Percentual de projetos que alcançaram os objetivos

INICIATIVAS COM EXCELENTE GESTÃO DE MUDANÇAS SÃO 6 VEZES MAIS PROVÁVEIS DE ATINGIR OS OBJETIVOS DO QUE AQUELAS COM GESTÃO DE MUDANÇAS POBRE. Fonte: Prosci

 

Mas o que é gestão de Mudanças?

É a aplicação de um processo estruturado e de um conjunto de ferramentas para liderar o lado humano da mudança para atingir um resultado de negócio desejado. É um processo, ao mesmo tempo que é uma competência. Você pode não ter nascido sabendo, não ter a mesma habilidade que outros tem, não ser flexível à ponto de se sentir confortável com mudanças. Mas é uma competência possível para você, desde que seja desenvolvida.

Gestão de mudanças para indivíduos tem relação com o desenvolvimento pessoal e profissional para atingir o sucesso. Ela pode ser necessária na execução de um projeto específico ou é obrigatória em momentos de crise. E para as empresas é fundamental, sendo que uma gestão de mudanças qualificada apoia os colaboradores a abraçar a causa, agindo em prol dos objetivos da organização.

Qual destino você traçou para a sua carreira ou empresa nesse momento?

O objetivo influencia o caminho, ou seja, as atitudes que você precisa ter diariamente para atingir o resultado desejado.

Passo 1: Ter consciência da importância da gestão de mudanças. O que te motiva a mudar? Por quê mudar?

Passo 2: Desejar mudar, apoiar e participar da mudança. Você tem motivos pra isso!

Passo 3: Adquirir conhecimentos, ser estimulado a mudar. Quais competências precisam ser desenvolvidas para ter sucesso nessa mudança?

Avatar do autor

Gleyce Persil


Gleyce Persil é mentora de empreendedores da beleza, criadora dos métodos Avante Beleza, Recepção 4.0 e de outras iniciativas que apoiam o crescimento dos setores de serviços, produtos e educação. #UBTeam

Assine nossa newsletter