Guia definitivo: Como escolher um nome criativo para salão de beleza!

20 de fevereiro, 2020

Gestão

Um dos itens mais importantes para fixar a sua marca na mente das pessoas é o nome. Contudo, a escolha não é uma das tarefas mais fáceis. Pensando nisso,  confira o guia definitivo que fizemos de como escolher um nome criativo para salão de beleza.

 

Se destaque em meio a concorrência

Atualmente, existem mais de 800 mil salões de beleza e clinicas estética no Brasil. Mas isso não significa que não haja espaço para novos empreendimentos de sucesso. Pelo contrário, o mercado é enorme. Em São Paulo são criados mais salões do que bares e lanchonetes.

 

Negócios de beleza e estética se bem gerenciados podem dar muito dinheiro. O segredo para o sucesso de um salão de beleza começa pelo nome escolhido. E neste processo não existe receita de bolo, é preciso quebrar a cabeça e investir tempo. Vale a pena!

 

Como ter ideias de nomes para o seu negócio

Logo no início do processo da escolha do nome para o seu salão, é preciso ter em mente que:

 

  1. Quantidade é melhor que qualidade! – Coloque para fora o máximo de ideias que conseguir;
  2. Duas cabeças pensam melhor que uma! – Chame colegas, funcionários e outras pessoas para ajudar nessa etapa criativa;
  3. Feio é não marcar gol! – Neste processo inicial, muitos nomes “ruins” irão aparecer. Não tire-os da lista, pois além de ajudar você a ficar no “clima criativo” eles podem levar a melhores ideias.

 

Esses são pré requisitos. Agora segue algumas dicas essenciais para orientar você na escolha do nome do seu salão de beleza e estética:

 

1. Público-alvo = Posicionamento

Mulheres, crianças, unissex? Classe AA ou B/C? O nome do seu negócio deve refletir o público-alvo para quem está dirigindo. “Salão da Maria” é bem diferente de “Maria Hair Stylist”. Fica muito mais fácil escolher um nome – e tomar várias outras decisões importantes – se você conhece bem seus futuros clientes.

 

2. Localização

A escolha do local da sua clínica de beleza e estética pode ajudá-lo a definir o nome. Pense nas características marcantes da região: nome da rua, fama do bairro, alguma praça famosa, alguma história memorável e conhecida, entre outros marcos. Enfim, algum fato marcante pode ajudar a criar uma empatia com o seu público.

 

3. Inovação = Destaque

O seu espaço de beleza traz algo realmente novo para o mercado? Mesmo que esse diferencial já exista em outros lugares, mas não na sua região se aproprie e aproveite disso para posicionar seu salão como especialista no assunto. 

 

Por exemplo, imagine na época em que se lançaram as primeiras máquinas de depilação a laser; um nome como “Dr. Laser”, “Laser Beauty” ou “Estética & Laser” podiam ter sido uma boa entrada de mercado.

 

4. Aproveite o seu nome

Se você é bom mesmo no seu ramo, ao aproveitar seu próprio nome, seus serviços podem ficar mais valorizados e pode-se cobrar mais caro por isso. O mercado funciona assim, basta ver o segmento da cirurgia plástica. 

 

Grandes cabeleireiros do mundo todo utilizam seus nomes em seus negócios. Isso faz sentido já que quando a cliente pensa em um salão para se cuidar, ela escolhe pessoas de verdade e não uma empresa. Isso demonstra confiança e não deixa os clientes do salão esquecerem seu nome. 

 

Se você teve a sorte de ter um nome “charmoso e elegante” é um ótimo sinal, caso contrário pense em criar/adaptar um nome profissional. Outro cuidado é verificar antes se alguém já tem um nome parecido com o que você pretende usar (Neste caso utilize listas online especializadas para pesquisar).

 

5. Pense em várias línguas

Pensar em uma palavra-chave em outra língua pode ajudar na escolha do nome ideal para seu salão. Uma ferramenta para ajudar é o Google Translate. Outra dica é buscar palavras parecidas. Por exemplo, ao se buscar sinônimos de “beleza” aparecem novas opções como “Encanto” e “formosa”. Para isso utilize dicionários online.

 

6. Não se limite

Pode ser que hoje em dia você pense somente em oferecer cortes, mas o futuro te oriente para maquiagem de festas ou que seu negócio se transforme em um SPA. Portanto, cuidado com nomes que a limitam desde o início como: “Só Makeups” ou “Noivas & Beleza”. 

 

Pode ser interessante utilizar essa especialização no slogan da empresa, por exemplo: “Bonita Saloon – makeup” ou “Salão da Lunara – Espaço para noivas”. No entanto, se você está certa do seu público alvo e dos serviços a oferecer, não pense duas vezes, escolha um nome que passe exatamente o que você acredita que será o futuro do seu negócio.

 

Dicas para decidir o nome do seu negócio de beleza

Após esse exercício, dificilmente você sairá com um nome definitivo. Normalmente 3 a 5 nomes “sobrarão” até a decisão final. Para definir finalmente o nome de seu salão selecione essa lista final e teste. Mostre para amigos, familiares e clientes e ouça o que eles têm a lhe dizer.

 

Outra opção é fazer um concurso entre suas clientes e conhecidos para que eles escolham o melhor nome – e até opinem – em troca de serviço gratuito. Você inclusive pode aproveitar este momento e usar as redes sociais para fazer um ótimo marketing inicial para o seu salão e já atrair clientes.

 

 

Avatar do autor

Bruna Carvalho


Assine nossa newsletter