Guia prático para fazer um detox pós-Carnaval

Guia prático para fazer um detox pós-Carnaval

Tempo de leitura: 2 minutos

 

O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano e é normal que seja momento de cometer alguns excessos. Agora que a folia já passou, as escolas campeãs já foram reveladas e 2019 começou de verdade, vamos falar sobre detox!  

 

Mas por que fazer um detox agora?  

 

Quando passamos por um período prolongado de ingestão de álcool somado a uma dieta pobre em nutrientes, deixamos o nosso metabolismo lento. Isso faz com que o nosso sono fique agitado, sentimos sensação de cansaço, aumento da ansiedade e da retenção de líquidos no nosso organismo.  

 

A desintoxicação tem como propósito reduzir a carga tóxica e devolver ao nosso corpo aquilo que ele precisa para ter um bom funcionamento. Isso pode resultar em uma pele mais bonita, melhor concentração, diminuição do inchaço e reposição da energia.  

 

E afinal, como fazer esse detox?  

 

1. Elimine as toxinas  

 

Dr. Frank Lipman, pioneiro na medicina integrativa e funcional e autor de How To Be Well, em entrevista para Vogue, revelou a importância de afastar-se do álcool e da cafeína para iniciar um detox.  

 

Também é recomendado manter-se distante do açúcar e dos alimentos processados.  

 

2. Aposte na “comida de verdade”   

 

Selecione os ingredientes com cuidado e foque no equilíbrio entre os grupos alimentares.  

 

Quanto menos manipulado o alimento for, melhor. Aposte nas verduras, legumes, frutas, nas fontes de proteína e gordura saudável – como azeite de oliva, manteiga orgânica, abacate, etc.  

 

3. Exercite-se!  

 

Como o Carnaval tira as pessoas da rotina, muitas delas acabam fugindo do treino após o período. Quando, na verdade, esse é o momento em que mais precisam se exercitar.  

 

Aproveite a energia que o Carnaval despertou e vá para o CrossFit! Se você já treina, matenha o foco. Se ainda não, agende uma aula experimental, será ótima para o seu detox e pode ser o ponto de partida para uma vida mais saudável!  

 

4. Cuide também da mente  

 

Essa agitação toda pilha o nosso corpo inteiro, prejudica o nosso sono e nos deixa ansiosos.  

 

Que tal meditar, pelo menos uma vez, nessa semana?  

 

Reserve alguns minutos para cuidar de si, para não pensar em nada. A meditação aquieta a mente, trazendo muita tranquilidade, melhorando a qualidade do sono, a cognição e a função imunológica.  

 

5. Mantenha-se (muito) hidratado!  

 

Após dias de excesso, todo o seu corpo precisa de ainda mais água.  

 

Hidratar-se irá te ajudar a garantir o funcionamento saudável dos rins e fígado, além de diminuir a sensação e inchaço e melhorar o aspecto da pele.  

 

Além disso, o consumo de água será grande aliado para o êxito em todas as opções listadas acima!  

 

Esse conteúdo foi inspirado nessa matéria e é baseado na massa da população. Para entender o que funciona melhor para você, converse com o seu médico e procure sempre por um nutricionista e por um educador físico.  

 

Esperamos que tenha curtido as nossas dicas e, se tiver alguma a acrescentar, compartilhe nos comentários!

Post a Comment