Você é um influenciador ou é influenciado? 

Você é um influenciador ou é influenciado? 

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Você é um influenciador ou é influenciado? 

 

Se você entrou nesse texto é porque acaba de ser influenciado por um grupo de palavras, colocadas em uma sequência pensada e criada para chamar sua atenção.

 

Se isso ocorreu, significa que você é influenciável? 

 

Saiba que todos nós, de alguma forma, somos influenciáveis e influenciadores, tudo depende do “gatilho” que é disparado.

 

Segundo Jonah Berger, autor do livro “O poder da Influência”, 99% das ações que tomamos são fruto das influências que sofremos das outras pessoas.

 

O objetivo desse conteúdo, é te ajudar a tomar posse da influência que você exerce sobre as pessoas ou sofre por conta delas.

Tornando assim suas estratégias mais assertivas e eficazes ao utilizar o poder da influência.

 

Mas o que seria “influenciar”, ao pé da letra? 

 

É o ato de influir uma ação de um agente sobre alguém ou alguma coisa para estimular alterações do resultado das ações. Através de poder, autoridade, crédito, prestígio ou atributos a determinada pessoa no seu campo de atuação. No caso de líderes e gestores, o poder da influência é uma ferramenta inestimável para melhor andamento das rotinas do trabalho.

 

Saber como influenciar uma situação ou pessoa, faz com que você defina a performance dos resultados que você traçou.  Como você tem influenciado seus relacionamentos, liderados e clientes? A sua influência está sendo eficaz?

 

Utilizando essas questões, podemos estruturar um plano estratégico de influência. O importante é buscar cenários tangíveis, ou seja, simples e eficazes para seu dia a dia.

 

Em uma situação na qual você necessita que seu colaborador tome uma atitude de influenciador e você nota que ele não consegue sozinho, mesmo com treinamentos, conversas e direcionamentos, você pode optar por influenciar a atitude dele nesse cenário. Além de ajudá-lo na resolução, você o tornará um profissional ainda mais capacitado!

 

Recrie a situação mentalmente, imagine o que a pessoa deveria estar se atentando e o que eventualmente está passando despercebido. Existem alguns questionamentos que podem lhe ajudar:

 

Você atende todos os clientes com uma destreza e educação ímpar?

Identifica oportunidades de negócio e consegue influenciar para que a venda seja maior e mais efetiva?

Qual o nível de influência que você tem utilizado para conquistar esses resultados?

E como fazer que seus liderados tenham a mesma influência sobre os clientes?

Você já pensou em desenvolver uma sessão de treinamento para o seu time falando dos sinais da influência e como influenciar os resultados?

 

Abaixo, veja um manual simples de como influenciar seus liderados para maximizar os resultados:

 

Primeiro: as pessoas são influenciadas pelo que veem. Então, se eu quero influenciar a pessoa a adquirir tal produto, serviço ou atitude, eu tenho que indiretamente cercá-la de imagens e conteúdos, para que ela veja outras pessoas fazendo o que eu desejo que ela faça.

 

Segundo: palavras influenciam.  Tente começar a conversa já ressaltando o que você quer que a pessoa absorva de você. Assim que abrir o canal de comunicação, fale claramente os benefícios de se tomar aquela decisão, utilizar aquele serviço ou produto e de como isso tem mudado a vida das pessoas que o fizeram.

 

Terceiro: exemplos influenciam. Esse é totalmente ligado a você. Quando vemos um amigo nos estimulando a realizar alguma atividade, nos colocamos na posição de expectador e isso nos leva a imaginar: como seria nossa vida se tomássemos a mesma escolha? Aquela pessoa que admiramos é uma fonte de influência eficaz e assertiva.

 

Influenciar é uma arte para líderes que querem investir menos tempo delegando e mais tempo colhendo os resultados da sua influência.

 

Antes de finalizar, gostaria de deixar claros os tipos de influência:

 

  • Influência Interior – um diálogo interno entre você e seu pensamento lógico racional. Por exemplo, sobre qual será o benefício para você e seu negócio se tomar determinada atitude. Aprenda a dialogar consigo mesmo e a ganhar essa luta influenciado com exemplos, imagens e argumentos.

 

  • Influência Exterior – essa vem de tudo o que está ao nosso redor. Quanto mais amplo seu estilo de vida
    e a influência a qual você se expõe, mais você será estimulada a desafiar sua influência interior.

 

  • Influência Positiva – parece fácil, mas influenciar-se de maneira positiva é uma escolha. Escolha as
    fontes que te estimulam e influenciam positivamente. Cerque-se de exemplos, atitudes e influências positivas.

 

  • Influência Negativa – essa é a mais atuante. Regularmente, somos influenciados interna e externamente a não insistir, a não lutar, a escolher ficar parado. Ou, simplesmente, a fazer algo que não é nosso objetivo. Só existe uma maneira de neutralizar a influência negativa: é manter-se afastada dela de todos os ângulos. Se afastar de situações, pessoas, memórias e atitudes que ofereçam uma influência negativa sobre você.

 

E agora, você consegue me responder se você é um influenciador ou é influenciado?

Comente comigo como você tem utilizado a influência na sua gestão!

 

Tom Costa

2 Comments

  • Yasmin
    06/03/2019

    Ultimamente tenho sido influenciador, mais no meu trbalho acabo sendo influenciável. Mesmo sem querer, existe uma certa necessidade para que tudo flua com leveza.

  • Aline oliveira
    12/03/2019

    Amei esse texto, nos dá um super direcionamento a respeito desse assunto.

Post a Comment