Vale a pena aumentar a jornada de trabalho no período de festas?
12 de dezembro, 2019
Gestão
As últimas semanas de dezembro são as mais movimentadas nos negócios de beleza, isso porque a chegada do Natal e do Ano Novo, e também o 13º salário fazem com que as pessoas invistam mais dinheiro na beleza e bem-estar. Pensando em atender melhor essa demanda, veja se vale a pena aumentar a jornada de trabalho no período de festas.
Compensa estender o horário de atendimento?
Sem sombra de dúvidas sim! Isso porque a procura pelos serviços nos salões de beleza aumentam no final de ano nessa época. Se você já está nesse mercado a um tempo já entende a correria que é para os profissionais darem conta da quantidade de clientes.
Levando em consideração que o quadro econômico do Brasil ainda está se recuperando, os estabelecimentos estão ainda mais motivados a estender a sua jornada de trabalho para aumentar o faturamento, já que nesse período existem muitas formaturas, confraternizações, Natal e Réveillon.
Como engajar os profissionais?
O salão de beleza e sua equipe devem ter um grande propósito em comum: oferecer um bom atendimento para gerar mais lucro. Todos devem estar engajados nesse momento. Por isso, fazer uma reunião motivacional é muito importante antes da jornada.
Como funcionam as horas extras
Um outro fator relevante é que com a contratação de profissionais da beleza através da Lei do Salão Parceiro, esse acréscimo na jornada de trabalho deve ser negociado e se possível, uma cláusula deve fazer parte do contrato para ficar tudo muito bem esclarecido para ambas as partes.
Nesse caso não há o encargo da hora extra porque é o profissional quem está optando pelas horas de trabalho a mais, já que ele ganha conforme ele atende.
Do outro lado, o salão deve pesar os custos de horas extras que deverão ser pagas nesse período para profissionais contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) como: recepcionistas, além de estoquistas, auxiliares, manobristas e também de gerentes.
Aprenda a calcular as horas extras
É necessário descobrir qual o valor da hora de trabalho desse profissional. Se ele trabalha 40 horas semanais isso significa que são 200 horas. Ex.: salário 1000,00 / 200 horas = 5,00 a hora de trabalho.
A hora extra de trabalho durante a semana e sábados devem ser acrescidas de 50% do valor da hora, ou seja, no exemplo acima o valor da hora vai para R$ 7,50. Se for aos domingos ou feriados, o acréscimo será de 100% gerando um valor por hora extra de trabalho de R$ 10,00.
Como aproveitar melhor essa demanda?
Através do seu software de gestão faça uma agenda prévia para o final de ano e divulgue antecipadamente para os clientes fiéis. Depois você pode fazer posts nas redes sociais para que outros clientes saibam dos seus horários de fim de ano. Isso vai otimizar sua agenda e você e sua equipe poderão trabalhar mais tranquilos em relação à demanda, inclusive curtindo melhor o final de ano.
Espero que as dicas sejam úteis para você! Continue com a gente, pois juntos somos melhores!
Beijos,