Mapeie as tendências no seu salão de beleza

Mapeie as tendências no seu salão de beleza

Tempo de leitura: 2 minutos

Além de ferramentas como softwares de gestão específicos e investimentos em marketing de estética, é importante que o empreendedor do setor de beleza e estética esteja antenado, bem informado e seja capaz de mapear as tendências do mercado para o seu salão. Este mapeamento é importante por possibilitar a análise novos procedimentos e serviços que podem ser oferecidos, contribuindo para aumentar o movimento do salão de beleza.

Informar-se sobre tendências possibilita que o estabelecimento realize pequenas mudanças que vão satisfazer as necessidades e os desejos de seus clientes, ou investir em divulgar um serviço já oferecido que está em alta. Confira algumas dicas para mapear as tendências no seu salão:

Onde encontrar informações?

A Internet é hoje em dia uma das melhores formas de se manter atualizado. Existem diversas páginas na web especializadas no mercado de beleza e estética que abordam as tendências deste mercado, apresentando inovações, curiosidades, modismos e novos procedimentos que podem ser oferecidos ao público. As redes sociais também são ótimas ferramentas para acompanhar o mercado.

Diversas marcas de produtos profissionais possuem perfis nestas redes, além de sites e blogs com informações atualizadas e as principais tendências para o setor. As revistas de beleza e estética ainda são uma forma de se manter informada e muitas delas apresentam também versões online e newsletters que contribuem para que o empreendedor se mantenha informado.

Como organizar as informações encontradas?

O ideal é que o empreendedor insira em sua rotina semanal um momento para acompanhar as tendências do mercado. Procure separar estas informações e catalogá-las por assuntos, de forma a facilitar a busca pelos temas que podem ser interessantes para o seu salão, como novos procedimentos, lançamento de produtos, modas, etc.

Existem aplicativos online, como o Evernote, que permitem a organização de diversos conteúdos, como imagens, vídeos, e páginas da internet, que podem contribuir para tal. É essencial, ainda, que o empreendedor compartilhe estas informações para que todos estejam por dentro das tendências que podem ser comentadas e questionadas pelos clientes.

Como informar o cliente?

Além de contar com uma equipe bem informada, é essencial que o empreendedor encontre meios de manter o público do seu salão também atualizado com relação às tendências do mercado. Para tal, as redes sociais são uma ferramenta poderosa.

Além de utilizá-las para divulgação de seus serviços, procure compartilhar com os clientes informações relevantes e novidades do mercado de beleza que podem vir a despertar interesse. Caso seu salão mantenha uma lista de e-mails ou telefones dos clientes fieis, é interessante investir em e-mails marketing ou mensagens de texto que o comuniquem das novidades.

A divulgação no próprio ambiente do salão também é uma ótima forma de compartilhar tendências com o público. Utilize cartazes e banners de comunicação visual para informar seus clientes dos novos serviços oferecidos pelo seu estabelecimento. Além disso, a equipe deve ser instruída a abordar as novidades nas conversas de atendimento no salão, contribuindo para sua divulgação.

O mercado de beleza e estética está em constante alteração e desenvolvimento, acompanhando as inovações da tecnologia e a moda, incentivados pela mídia. Assim, é fundamental que o empreendedor do setor não fique para trás: o mapeamento de tendências é uma ótima forma de garantir seu posicionamento com relação à concorrência. 

E você, como vem se mantendo bem informado sobre as tendências do mercado? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Post a Comment