As 23 Melhores Ferramentas de Marketing para Salão de Beleza

ferramentas de marketing para salao de beleza

As 23 Melhores Ferramentas de Marketing para Salão de Beleza

Tempo de leitura: 6 minutos

 

As ferramentas de marketing para salão de beleza podem ajudar o estabelecimento a alcançar voos maiores.

 

Em meio a uma infinidade de ferramentas que dispomos para utilizar, fica difícil saber qual funciona e qual não funciona sem antes testar.

 

Diante disso, resolvemos escrever esse artigo onde listamos as 23 melhores ferramentas de marketing para salões de beleza.

 

Abaixo, está uma lista com todas ferramentas e softwares que podem ajudar você:

 

As 23 Melhores Ferramentas de Marketing para Salão de Beleza

 

Se as suas estratégias de marketing já estão definidas, chegou a hora de escolher as ferramentas que te ajudarão a aplicá-las.

 

Essas ferramentas são os melhores aliados para quem utiliza ou quer utilizar a internet para:

 

  • Atrair clientes;
  • Fidelizar e se relacionar clientes;
  • Gestão das ações de marketing.

 

 

Atração, Fidelização e Relacionamento

 

 

Tudo-em-um

Esse conceito  ainda é muito novo no mercado de software. Geralmente essa solução tende a tender um mercado específico tendo os recursos certos de marketing para centralizar praticamente todas atividades – ou as principais – de marketing da empresa. Para grandes empresas existe soluções como Hubspot ou Marketo.

 

Avec

 

A Avec é uma plataforma de gestão que tem 4 formas de trazer mais clientes pra você: 

 

  • O Avec App é o maior aplicativo/vitrine de agendamento online do Brasil. Ele tem mais de 600 mil usuários, e faz com que as pessoas que não te conhecem ainda consigam achar o seu estabelecimento e agendar online.
  • Você também ganha um site exclusivo e começa a aparecer no Google.
  • E o mais incrível, sua agenda já está conectada com o Facebook e o Instagram. Através de um botão “Reserve Agora”, seus clientes agendam os serviços automaticamente e você não precisa mais ficar respondendo Direct.

 

Quando já estiver com a agenda cheia, poderá contar com a plataforma também para organizar todo o seu negócio – como o financeiro e o estoque – e mais! Poderá fidelizar todos os clientes que atrair, com os Programas de Fidelidade, Email Marketing, SMS e os cadastros do sistema. 

 

Teste aqui. 

 

 

Blog

 

Ter um Blog profissional é uma forma de atrair clientes, fidelizar sua base e se posicionar como autoridade no seu campo de serviço.

 

WordPress

 

A melhor e mais completa plataforma para Blog. Você tem autonomia para desenhar sua interface, publicar conteúdo e moderar comentários.

Para iniciar e aprender a usar pode ser que seja necessário alguém que domine a plataforma.

Site

 

Ter um website é um pilar essencial para empresas que desejam ter uma presença online efetiva.

 

LaunchRock

 

Para quem ainda não abriu a empresa ou quer lançar páginas promocionais – de serviços, datas comemorativas e outros – o Launch Rock permite a criação rápida e simples de páginas de lançamento.

 

WIX

 

Se você ainda não tem recurso para fazer um website profissional o Wix é uma excelente opção para criar o site da sua empresa.

 

Email Marketing

 

Ter o e-mail de seus clientes pode ser uma excelente forme de relacionamento e fidelização. Para gerenciar essa base de e-mail e enviar mensagens em massa é preciso de ferramentas profissionais.

 

Get response

 

Uma ferramenta bem completa usada mundialmente e tem apostado no mercado Brasileiro. É bem completa, está traduzida e  possui bastante opções de integração.

 

Mail Chimp

 

Uma das ferramentas mais utilizadas por pequenas empresas em todo o mundo. A versão em Português ainda é bem inicial, possui também várias integrações e existe uma versão gratuita.

 

Pesquisa online

 

Fazer pesquisas com seus clientes é uma excelente maneira de descobrir como eles te enxergam e onde você melhorar.

 

Pesquisas de satisfação com clientes, funcionários e futuros clientes pela internet é possível com diversas ferramentas.

 

Survey Monkey

 

Uma das mais utilizar no mundo online. Tem versão em português, funciona bem para mobile e tem um plano gratuito para até 100 respostas.

 

Google Forms

 

Para quem já utiliza GMAIL e outras ferramentas do Google essa pode ser um excelente opção. Gratuito para números ilimitados de respostas e é bem fácil de mexer.

 

O lado ruim é que é limitado nos tipos de campos e na consolidação dos dados.

 

TypeForm

 

É uma solução nova e de todas acima é que a eu mais prefiro. É bonito, fácil de mexer tanto para quem responder quanto para quem cria. O lado ruim é que ainda não versão em português.

 

Analise e gestão de redes sociais

 

Todo mundo já sabe sobre a importância das redes sociais, principalmente para pequenos negócios.

 

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a ver o que outros salões estão fazendo e até mesmo ajuda você a postar mais gastando menos tempo.

 

mLabs

 

Plataforma super prática de agendamento de posts. Você não precisará ficar o tempo inteiro postando, pode organizar suas publicações em determinado momento e agendá-las para os dias desejados! Isso irá te ajudar a manter a frequência nas redes, conforme falamos acima. É possível testar gratuitamente por 07 dias e o valor dos planos é acessível.

 

 

Fanpage Karma

 

Você pode colocar o link da fanpage do Facebook de qualquer empresa e ter um relatório completo daquela página. Número de fans, crescimento, melhores postagens, melhor hora para postar e muito mais.

 

A ferramenta é paga mas dá alguns dias gratuitos para uso. A vantagem é poder ter uma noção e conhecimento do que os outros estão fazendo.

 

Simply Measured

 

Uma das melhores ferramentas para analise de fanpages. Você pode listar todos seus concorrentes e ter um relatório detalhado das marcas, tendencias, trafego, conversão e muito mais.

 

A ferramenta analisa todas redes sociais em mais de 35 diferentes tipos de relatórios. E melhor, existe versão gratuita também.

 

Buffer

 

É uma das melhores ferramentas que eu conheço para gestão de redes sociais. Com o Buffer você adicionar artigos, fotos e vídeos e automaticamente ele posta o conteúdo na sua rede social durante o dia.

 

Ou seja, você pode reservar um dia da semana para preparar postagens para o resto dos dias.

 

Analise de website

 

Qualquer empresa que deseja ter um marketing online que funcione é preciso ter um website. Mas só ter um website não basta.

 

É preciso, constantemente, acompanhar e melhorar o ranking e a usabilidade do site.

 

Alexa

 

É uma ferramenta global para analisar o trafego de websites. O ranking Alexa é muito bom para analisar o seu website frente aos seus maiores concorrentes diretos.

 

Quicksprout

 

Essa está entre as minha preferidas para website. Além de gratuita, ela faz uma auditoria completa no seu website, analise de rede social e um relatório de competidor, tudo junto.

 

Moz

 

Essa também está entre as minhas preferidas. Ela analisa o seu posicionamento no Google e faz um raio X muito poderoso dos pontos fortes e que devem ter melhorias.

 

Analise palavras-chave

 

Eu já falei muito aqui sobre como o Google pode ajudar a trazer clientes para uma empresa. Saber rankear no Google é uma arte-ciência que deve ser dominada por qualquer empresa que tenha interesse em usar a internet como arma de Marketing.

 

Se você já entende sobre o assunto é bem provável que entenda o que é uma palavra-chave e sua importância.

 

Google Keyword Planner

 

É a ferramenta oficial do Google para saber o que realmente as pessoas procuram na internet. A ferramenta é gratuita mas um pouco difícil de usar.

 

Com ela é possível saber o que as pessoas digitam ao buscar por um Spa na sua cidade e até mesmo a quantidade de vezes que essa palavra é buscada todo mês.

 

Google Trends

 

É outra ferramenta do Google para palavras chaves. Também gratuita, essa ferramenta permite avaliar tendências de mercado.

 

Por exemplo, saber a sazonalidade de uma palavra chave e se no decorrer do tempo a procura tem sido maior ou menor.

 

SEMRush

 

Talvez a melhor ferramenta de palavras chaves da internet. É possível ter um mapa completo sobre: quais as melhores palavras chaves do seu concorrente, suas e até mesmo da própria palavra chave.

 

É possível ter algumas informações na versão gratuita.

 

Monitoramento e Análise de Dados

 

Saber se seu investimento de dinheiro e tempo no marketing online tem surtido efeito só é possível com ferramentas de analise de dados. Aqui é o painel de controle de qualquer gestor ou empresário atento.

 

Google Analytics

 

É a ferramenta do Google para analise de dados. Para ativar e saber usar, é bem provável que voc/ê precisa da ajuda de alguém.

 

Depois, basta monitorar semanalmente os avanços do seu marketing .  (Se quer algo mais avançado, para e-commerce por exemplo, veja: WebtrendsMixpanelWoopra e Kissmetrics)

 

Google Alerts

 

É uma solução simples para monitorar qualquer assunto na internet. Por exemplo, você escolher saber tudo que acontecer na internet com o nome do seu salão.

 

Toda vez que algo, por exemplo uma notícia, com o nome do seu salão você receberá um email. Eu uso para monitorar concorrentes e minha empresa.

 

Social Mention

 

É parecido com o Google Alerts acima mas ajuda a mapear tudo sobre sua marca em blogs, microblogs, imagens, vídeos e outros ambiente da internet.

 

É uma ferramenta gratuita e ainda permite fazer uma analise de sentimento da sua marca na web (Talvez sua marca tenha poucas menções para esse tipo de análise).

 

Dicas finais

 

  • Ferramentas certas podem ajudar seu negócio a crescer,
  • Comece com uma ferramenta por vez,
  • Comece sempre com a versão mais barata e vá subindo de acordo com a necessidade,
  • Entenda que é um investimento e não um custo,
  • Tenha paciência e disciplina. Eu garanto que em breve você não viverá sem uma dessas ferramentas,
  • Dê preferência para softwares especializados para seu negócio.

 

 

E aí, gostou? Se você conhece mais alguma ferramenta ou tem alguma dúvida de como utiliza-las deixe um comentário abaixo.