Como fazer metas de forma eficiente
16 de dezembro, 2019
Dicas
No início do ano as pessoas costumam ficar mais inspiradas sobre traçar objetivos para os próximos meses. Contudo, nem sempre conseguem cumpri-las uma vez que não criam um plano de ação para tirá-las do papel. Pensando nisso, veja como fazer metas de forma eficiente.
Entenda quais são os seus objetivos
Um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam ao estabelecer metas é justamente a falta de compreensão a respeito dos seus objetivos. Isso porque quando você não entende onde quer chegar, acaba seguindo qualquer caminho, e esse é um grande risco que você assume.
Quais métodos podem te ajudar?
Nesse primeiro momento em que as coisas ainda parecem um pouco abstratas e incertas, é interessante que você busque métodos que possam te ajudar a conseguir o que deseja.
Uma das mais efetivas é a meta SMART. Cada letra do termo em inglês contém uma tradução para a nossa língua – e isso é imprescindível para que você entenda o significado e aplique na sua carreira e vida pessoal.
- S: Vem de specific (específico). Isso significa que não basta dizer que você quer emagrecer nos próximos meses, mas sim de quantos quilos você pretende perder durante o período estabelecido.
- M: Deriva da palavra measurable (mensurável), o que significa de que forma você pretende fazer isso. Trazendo para o exemplo do emagrecimento, você deve pensar de que forma pretende fazer isso: com a prática de exercícios físicos, com uma reeducação alimentar, cortando alguns itens da sua alimentação, entre outros.
- A: É de achievable, ou seja, atingível. Dessa forma, pare e pense se esse objetivo de fato é pode ser atingido dentro do período e da maneira que você estipulou.
- R: deriva de relevant , portanto essa meta é de fato relevante para a sua vida? Ainda seguindo o raciocínio de emagrecimento: ele é válido por uma questão de auto-estima, e de bem-estar?! É relevante para você ao ponto de você fazer mudanças? Essa, talvez, seja a parte mais importante para que você consiga ter foco para atingir o objetivo.
- T: Enquanto o T é para time, em vista de tudo que você já pontuou, qual é o tempo que você tem para alcançar esse objetivo?
Veja um exemplo claro de uma meta SMART com todos os apontamentos feitos: “Quero perder 3 kg, fazendo exercício físico e melhorando a alimentação, em 6 meses, para melhorar minha saúde e melhorar o índice de glicose no sangue.”
Posso retomar metas que não deram certo antes?
Diante de todas as coisas que você pontuou para criar as suas metas SMART, você já consegue ter um panorama do que é possível e pertinente para a sua vida. Nem sempre a lista de objetivos que você traçou se concluiu por completo, e por isso é comum ter o questionamento de retomá-la em um outro momento.
Essa é uma boa hora de você fazer uma nova análise para entender quais foram os pontos que você errou, e frente a isso, o que precisa ser feito para que dê certo dessa vez.
A importância de ter metas
Uma das grandes vantagens de estabelecer metas, é justamente que elas servem para te motivar e também para que você consiga traçar um plano para alcançar o objetivo desejado sem que se sinta sobrecarregado por conta das tarefas que precisa realizar para isso.
Você também pode medir o seu comprometimento e a sua organização, de acordo com o passo-a-passo que está fazendo. Não deixe o seu propósito se perder ao longo do caminho, e vá em busca do seu sonho!
Bruna Carvalho