Método Avante Beleza: Guia de Carreira Próspera em 5 passos

23 de setembro, 2020

Carreira e Negócios, Dicas, Gestão, Marketing

Você já fez seu plano de carreira? Independente da sua profissão, sendo dono de uma empresa, funcionário ou parceiro dela, é fundamental planejar. Afinal, você só terá uma carreira próspera, como líder ou liderado, se tiver um método que conduza aos resultados que você deseja.

Eu preparei um passo a passo muito simples de como construir o seu plano de carreira para que você atinja o sucesso com base em planejamento e ação. Afinal, como eu sempre digo…  O conhecimento conduz, mas é a ação que transforma!

 

Qual é seu objetivo?

O que você deseja alcançar com a carreira que escolheu? Aliás, você se vê nessa profissão, cargo ou função até quando? Há em você o desejo de mudança quando você pensa nos próximos anos da sua vida? Fazendo o que faz hoje, o que deseja alcançar?

Sem um objetivo claro não é possível decidir qual caminho irá trilhar e viverá um piloto automático que normalmente te coloca na busca pela sobrevivência e não necessariamente pelo alcance dos seus sonhos.

Eu vejo, inclusive, muita gente fazendo investimentos na própria carreira, incluindo formações, sem sequer saber: O que eu quero ser quando crescer?

Antes de qualquer passo e investimento em sua carreira é preciso ter essa resposta muita clara: qual o seu objetivo?

Definir seus objetivos lhe fará sair do modo automático e lhe dará mais segurança, consistência e constância nas ações, pois sem planejamento não há realização.

 

Analise fragilidades internas e desafios externos

Olhe para si e analise quais são as suas limitações e as suas fortalezas? Seja sincero com a percepção de defeitos e também de habilidades. Só assim poderá traçar o caminho para a realização dos objetivos. Afinal, será que você está usando seus pontos fortes a favor da própria carreira? E mais, quais são os pontos fracos que devem ser combatidos para que você desenvolva uma alta performance e trilhe uma jornada próspera rumo ao alcance do objetivo que determinou?

Olhe também para o cenário externo, identificando as ameaças e as oportunidades que ele oferece, constantemente, afinal o mundo está em transformação contínua, e nós também.

É indispensável que você tenha o máximo de conhecimento possível sobre essas duas variáveis, fazendo essa autoanálise contínua e, com seu objetivo definido, olhe para ele constantemente e pense: para realizar meu objetivo, o que preciso mudar ou aprender? Onde é necessário ajuste? O que eu devo fazer que ainda não fiz? O que corrigir nas minhas emoções? Nos meus comportamentos? Na minha forma de agir?

 

Crie metas para alcançar seu objetivo

Traçando metas você terá um caminho mais curto e otimizado até a sua realização, mas para que seja efetivo é preciso que suas metas sejam realistas. Uma dica aqui é dividir o objetivo principal em várias pequenas metas, com prazos e datas bem definidas, além de delegar os responsáveis por cada uma delas de forma específica, caso envolva outras pessoas, além de você.

Você pode não ter conhecimento e competência suficientes para executar alguma das metas e deverá sim buscar ajuda. Não tome para si todas as etapas da realização de uma meta se você pode delegar a quem fará melhor. E, principalmente: acompanhe. O acompanhamento constante é primordial para otimização do planejamento.

Para poder definir de maneira clara e acompanhar cada passo você pode (e deve) criar uma boa planilha com cada etapa; vale também anotar em um caderno ou bloco de notas do seu celular. O importante aqui é poder acompanhar um bom planejamento depende disso.

Suas metas dependerão de um plano de ação bem estruturado para serem executadas. Você tem um Objetivo, criou metas para alcançá-los e elegerá funções primordiais para fazer dia após dia. São os passos, é a jornada.


Aja com constância, aconteça o que acontecer

Daqui para frente a realização do objetivo que definiu para uma carreira próspera depende exclusivamente de você, como executor ou líder de tarefas que te conduzam aos resultados. A parte de planejamento já passou e agora é preciso ser consistente e constante em sua realização, superando os desafios, assim como mantendo a disciplina, fazendo o que determinou independente das adversidades. Não é sobre a velocidade com que você faz e sim sobre não parar de fazer o que tem que ser feito para o alcance do seu objetivo!


Busque conhecimento, um mentor pode facilitar a jornada!

Ainda que o objetivo e metas sejam seus e você seja o maior entusiasta deles, nem tudo pode ser realizado por você apenas, ou mesmo, você pode não estar pronto para alcançar o melhor que pode e merece ter na sua carreira!

Nenhum de nós detém todo o conhecimento, por mais formações, capacidades técnicas ou comportamentais e experiências. É preciso buscar conhecimentos, com base no seu objetivo. Aqui vale abrir um parêntese para dizer que: não é sair fazendo todos os cursos que surgem, aderindo a todas as tendências, inflando o cérebro… E sim, tomar decisões com base nas metas que traçou para realizar o que deseja em sua carreira.

É válido recorrer a um mentor, seja pelos seus conhecimentos ‘tácitos’, com base na experiência e visão de mundo, ou ‘explícitos’, que são mais técnicos, claros e formais, não pense duas vezes antes de ir atrás de pessoas que possam lhe guiar. A ajuda de um profissional lhe poupará tempo, fazendo você seguir por caminhos mais curtos e precisos.

 

Você está em qual fase de seu plano de carreira? Fique à vontade para entrar em contato comigo e contar sobre seus objetivos ou tirar dúvidas.

 

E se você é cliente Avec tem vantagens na contratação dos meus serviços na Avec Club, com descontos de 10% a 90%.

Até breve!

Avatar do autor

Gleyce Persil


Gleyce Persil é mentora de empreendedores da beleza, criadora dos métodos Avante Beleza, Recepção 4.0 e de outras iniciativas que apoiam o crescimento dos setores de serviços, produtos e educação. #UBTeam

Assine nossa newsletter