Como construir um modelo de negócio para a sua empresa

27 de fevereiro, 2020

Carreira e Negócios, Gestão, Isaias da Costa

Toda construção precisa de uma base sólida para crescer sem riscos, não é verdade? Pois, o mesmo também ocorre com o seu estabelecimento. Considerando tal importância, veja como construir um modelo de negócio para a sua empresa! 

 

A importância do modelo de negócio

O sucesso vem quando a sua empresa está estruturada, e para que isso seja possível, é imprescindível que você tenha um modelo de negócio. Afinal, você sabe o que ele é e qual a real importância que ele tem para o seu estabelecimento?

 

Diversos profissionais da área da beleza, e também de outras áreas, começam a empreender somente pela paixão, isso é valido, mas esquecem que para crescer é necessário ter um planejamento. Você deve “colocar no papel” como quer que o seu negócio de estética seja desenvolvido. Para isso é fundamental ter o modelo de negócio.

 

Modelo X Plano de negócio: quais são as diferenças?

Diferentemente do que as pessoas costumam pensar, ele não é a mesma coisa que o plano de negócio. Entretanto, de antemão você deve saber que um não exclui o outro. Na realidade, eles são complementares.

 

O plano de negócio é mais detalhado, você terá que reunir informações de viabilidade da empresa, cálculo, planilhas, análise de mercado, concorrência, além do operacional, etc. Ele é importantíssimo e essencial e, nesse caso, deverá ser feito em outro momento.

 

Enquanto o modelo de negócio é mais prático, vai direto ao ponto. Você terá uma visão mais precisa da sua empresa. Como sei que você, profissional da área da beleza, gosta da praticidade e objetividade, decidi começar com esse modelo.

 

O modelo de negócio será a sua ferramenta de trabalho. Você irá identificar se o seu salão é sustentável, entendendo os seguintes pontos: serviços ou produtos, público alvo, expectativa de crescimento, recursos humanos, etc.

 

Como construir um modelo de negócio com o Canvas

O tipo mais apropriado é o Bunisses Canvas ou Canvas. Ele possui nove pontos ou blocos.

 

  1. Proposta de Valor: o serviço ou produto que o seu salão tem a oferecer vai mudar o que na vida no seu cliente. Qual impacto positivo Ex: Penteados incríveis, tratamentos para a saúde, Dia da Noiva, etc;
  2. Segmento de Clientes: quais são as pessoas que você quer atrair para seu salão. Ex: homens, mulheres, pessoas com poder aquisitivo maior ou menor, funcionários de Bancos, de Lojas, etc;
  3. Canais: as formas que o cliente vai encontrar seu produto o serviço. Ex: no seu salão, por meio das parcerias que você tem com lojas, no seu site, nas redes sociais, etc;
  4. Relacionamento com o cliente: quais as formas que o seu salão ira se relacionar com os clientes para manter uma boa relação e ampliar as vendas. Ex: criar espaço exclusivo para o cliente, ter uma pessoa para tirar dúvida, agendar lembrete de aniversário, etc;
  5. Fonte de Receita: você vai definir como o dinheiro irá entrar no seu salão, por meio dos produtos e serviços. Ex: venda de produtos de beleza, procedimentos de estética, aluguel de salas ou cadeiras para outros profissionais, comissões, pacotes mensais de serviços;
  6. Recursos principais: aqui você vai colocar quais são os itens necessários para o seu salão funcionar. Ex: Recursos físicos: maca, cadeiras, equipamentos de estética (definir quais); recursos humanos: funcionários, freelances, vendedores; recursos financeiros: capital de giro, financiamento.
  7. Atividades principais: defina quais são as ações necessárias para realizar o seu negócio, como, por exemplo, cabelos, depilação, maquiagem, etc.
  8. Parcerias: você vai definir quais sãos as pessoas ou empresas que vão ajudar você a oferecer seus produtos, ou serviços para os clientes. Ex: Fornecedores (quais são?); empresa que loca equipamentos de estética para seu salão, lojas de cosméticos que te dão descontos, etc.
  9. Estrutura de Custos: você vai colocar todos os custos necessários para fazer o seu negócio funcionar. Ex: estrutura, pessoal, matéria-prima, divulgação, contas a pagar.

 

Quando criar um modelo de negócio?

Criar um modelo de negócio é fácil é prático. É fundamental você fazer isso. Pois, com certeza você deseja expandir suas vendas e crescer.

 

Não há a necessidade de fazer o modelo de negócio seguindo a ordem dos passos acima. Você pode preencher seu quadro gradualmente e fora de ordem, o importante é que todas as etapas sejam preenchidas.

 

Lembre-se: quanto mais o seu negócio estiver organizado maior será o seu resultado. Não importa em qual etapa da sua vida profissional você está, o importante é saber o caminho certo para tudo dar certo!

 

Até mais, 

Isaias da Costa


Gostou desse conteúdo? Confira também;

5 indicadores de desempenho para um salão de beleza ou barbearia
Vantagens da padronização de processos nos negócios de beleza
Business Process Outsourcing (BPO): terceirização da área financeira!

Avatar do autor

Isaias Costa


Gestor e Administrador de Clínica de Estética. Isaias cursou MBA Executivo em Gestão de Clínicas e Consultórios, e atua como professor na área há mais de 15 anos #UBTeam

Assine nossa newsletter