Conheça a tendência Natural Power

Conheça a tendência Natural Power

Tempo de leitura: 2 minutos

A abertura do mercado na década de 90 e a estabilização econômica conquistada nos anos 2000 tiveram impacto direto no hábito de consumo do brasileiro. Uma enorme variedade de industrializados tomou conta das prateleiras e, no meio de tantas opções, as marcas precisaram reagir. Isso nos levou a um colapso de velocidade e intensidade: uma era power, com muita informação e avalanche de estímulos.

 

A nossa relação com tudo o que consumimos mudou. No cinema, se antes comédia e drama eram suficientes para esgotar as bilheterias, na virada do século, os filmes de ação com heróis, explosões e efeitos 3D roubam a cena. A culinária seguiu a mesma regra e o nosso paladar também se intensificou; nunca se comeu tanto açúcar e o consumo de refrigerantes cresceu 251%.

 

Mas não dá para viver a 200 por hora sem afetar o cérebro humano. Entramos em um ciclo de aumento de estresse, cansaço mental e busca por distração; um cérebro que demanda constantemente por distração precisa de estímulos cada vez mais poderosos para obter satisfação. Tudo isso justifica o aumento de pessoas enfrentando ansiedade ou depressão.

 

A conta do ritmo acelerado chegou… E começamos a buscar por mais qualidade de vida. Desde 2014, as buscas no Google por “faz mal” e “causa câncer” cresceram 51% e 35% respectivamente.

 

Diante desse cenário, o natural chega como salvação. Houve também crescimento de 55% e 70% nas buscas por “saudável” e “natural”. No YouTube Brasil, houve 1000% de aumento nas visualizações dos vídeos com o tema “saudabilidade”.

 

Essa mudança de comportamento seria perfeita, se não fosse por um detalhe: a gente continua precisando de estímulos. Ou seja, não basta ser natural, também tem que ser power!

 

Seguimos firmes na busca pela intensidade: Queremos o natural, mas com potência!

O xampu bomba de vitaminas é o mais buscado no Brasil, com 4,3 milhões de buscas só em 2017.

 

Ainda prezamos efetividade: Queremos o natural, mas com resultados rápidos!

 

44% das brasileiras customizam produtos capilares com ingredientes naturais para deixá-los mais efetivos.

 

Entre os esportes ligados ao natural, à paz de espírito e à filosofia de vida, os que mais crescem são versões ligadas a resultado. No Power, o que mais cresce é o CrossFit, que agora começa a se reinventar com uma pegada mais saudável, com mais foco em saúde do que em performance.

 

E já podemos dizer que o saudável virou um hábito do brasileiro?

 

Quase.

 

Os hábitos saudáveis ainda são associados ao dever pelos brasileiros.

 

Os dias de buscar por “saudável” são segunda e terça-feira. Nos fins de semana, as buscas diminuem em 21%. O mesmo acontece nos meses de férias, as buscas diminuem em 20%.

 

Enfim, o consumidor está mudando, mas ainda segue um padrão de comportamento.

 

Se você tem alguma opinião sobre o assunto, compartilha com a gente aqui nos comentários 🙂

 

Esse texto foi baseado no infográfico “Power Natural”, do Think With Google.  

Post a Comment