Dicas para construir um nome e uma marca de sucesso

Dicas para construir um nome e uma marca de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

O primeiro passo para construir uma marca de sucesso é escolher um nome que esteja alinhado ao seu propósito, aos serviços que você realiza, ao seu segmento e que tenha impacto sobre as pessoas. Nomes fáceis de memorizar e ao mesmo tempo não muito comuns são ótimas opções.

O nome é o primeiro fator que define o contato de um potencial cliente com o seu negócio. E o velho ditado é muito útil nesse caso: a primeira impressão é a que fica.

Você é livre para decidir: é muito interessante que o nome tenha a cara não só do que o seu negócio é, mas do que você quer que ele seja.

Se o propósito do seu negócio tiver um diferencial e abordar um nicho e um público específico – como serviços de beleza voltados para crianças ou idosos – você pode explorar isso na nomenclatura.

Produzimos um conteúdo com 88 opções para nomes de salões de beleza, você pode conferir aqui.

É importante que você busque o seu segmento no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), à fim de verificar se o nome escolhido já foi registrado por outro estabelecimento no seu município, isso pode evitar processos.

O segundo passo é estabelecer uma identidade visual. Mas o que é isso?

A identidade visual nada mais é do que o conjunto de elementos que representa uma marca.

O símbolo da Nike, as letras da Coca-Cola, o laranja do Itaú. Eu nem preciso inserir essas imagens aqui, porque só por ler essas palavras, você já conseguiu visualizá-las em sua mente! Certo?

Essas são exemplos de uma identidade visual bem sucedida. Mas aposto que você pensou: “Ah, essas marcas são muito grandes! Não consigo fazer algo assim.” E se enganou, porque você consegue, sim!

É muito importante que, assim como essas marcas, o seu negócio possua um logotipo. E existem muitos sites que o fazem gratuitamente (ou quase).

Você pode conhecer a 99designs, Free Logo Design, Free Logo Joy, Design Hill, Design Contest e Tailor Brands.

O nome, as cores utilizadas, as letras e suas formas, tudo isso influencia na forma como o seu cliente irá memorizar a sua marca. Quanto melhor definido isso estiver, mais os clientes irão lembrar de você e maior o sucesso que você fará!

Mas além da esfera visual, que é dada tanto pela identidade da marca quanto pela sua decoração e estrutura, existem outros aspectos que são fundamentais para conquistar e para reter clientes: garantir que eles tenham uma boa experiência!

Isso significa que o seu estabelecimento precisa ser bem organizado e que a sua gestão precisa ser receptiva e pronta para atender qualquer cliente.

É muito importante que você possua um sistema de gestão. O sistema não é útil somente para o seu controle financeiro e de estoque, por exemplo. Alguns sistemas mais robustos são fundamentais para atrair e, principalmente, para fidelizar clientes.

E como um sistema de gestão faz isso?

Enviando mensagens na data do aniversário dos clientes, avisos de promoções, confirmações de horário, boas-vindas e agradecimentos.

Ter o cadastro do cliente com as informações dela faz com que você não perca o contato com ele e, com o envio dessas mensagens, você pode mantê-lo antenado nas novidades do seu negócio.

A Ficha de Anamnese também aprimora a experiência do seu cliente, uma vez que você passa a ter registradas as suas preferências, hábitos, alergias, etc. Além de economizar tempo e evitar riscos, essa medida faz com que o cliente sinta-se bem assistido.

Programas de Fidelidade controlados pelo seu sistema também são excelentes, incentiva o retorno do cliente e também o valoriza por retornar!

“Ah, mas eu consigo fazer isso sem sistema, né?”

Talvez até consiga. Mas é muito difícil manter tudo tão organizado e focado na experiência do cliente sem nenhum processo automatizado.

Estabelecimentos que fazem controle manual ou por planilhas, ficam constantemente sujeitos a esquecer a data de aniversário de um cliente especial, a enviar promoções incorretas e a vivenciar impasses.

É muito mais fácil ter tudo automatizado e gastar tempo com o que realmente importa: oferecer um serviço de qualidade!

Porque, no fim, essa é a chave. Quem atende bem, atende sempre!

Post a Comment