O segredo dos grandes gestores de salão

O segredo dos grandes gestores de salão

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Alguns donos de salão acham que por realizar o controle financeiro, já estão fazendo a gestão completa do espaço, mas não é bem assim. Ser um gestor é bem mais do que isso, requer todo o trabalho de comandar uma equipe e estar sempre pensando em melhorar os processos, em como trazer mais resultados para o seu negócio.

 

Mas se você não tem nem noção por onde começar, eu tenho certeza que esse post vai te ajudar. Separei algumas dicas pra você se tornar um gestor de sucesso:

 

 

Planejamento

 

O gestor é responsável por todo o planejamento estratégico do salão, ou seja, é você quem vai decidir qual a melhor estratégia para o salão seguir para crescer. Então, quais produtos devemos comprar ou qual é o momento certo para fazer promoção?

 

O gestor deve ter uma coisa em mente, uma estratégia traçada no começo do ano pode sofrer alterações no decorrer do mesmo. Portanto fique sempre atento às tendências e às novidades que surgem ao longo do ano, pode ser que um mínimo detalhe faça suas vendas dispararem.

 

 

Direção

 

Com uma estratégia bem definida, agora a gente precisa tomar a direção rumo ao sucesso. Nesse ponto, devemos pensar qual o melhor caminho para atingirmos a meta no final de cada mês.

 

Nesse momento, teremos que pôr a mão na massa. Como falei ali em cima, pode ser que tenhamos alguns imprevistos no meio do caminho, um bom gestor é aquele que antes de “apontar o dedo” para o culpado, busca uma solução para o problema.

 

Nosso foco é resultado, então temos que pensar em qual é o melhor caminho para resolver um problema. Mostrar como os seus profissionais devem se relacionar com o cliente ou ajudar os seus profissionais terem uma melhor organização com a agenda, com os procedimentos.

 

Um profissional que não performa como os demais pode atrapalhar todo o funcionamento do salão, por isso o gestor deve também fazer a gestão dos profissionais, direcionando cada um para o caminho do sucesso.

 

 

Monitorar

 

Agora que já temos o plano e a direção para qual seguir, basta monitorar o funcionamento do salão para que ele não “saia do trilho”. Tenha anotado tudo que acontece no salão, desde a informação dos seus cliente até a maneira de trabalho dos seus profissionais, isso ajuda na tomada de decisões.

 

Quando falo sobre comportamento dos seus profissionais, eu quero dizer, “qual serviço meu o profissional mais vende?” ou “Qual a frequência que esse profissional oferece descontos?”. Tendo essas informações para consulta é bem mais fácil de analisar o que está acontecendo e para onde devemos ir.

 

É responsabilidade do gestor caso alguma coisa no salão não esteja indo bem, então fique sempre muito atento às mudanças.

 

Você é o líder da equipe, mas ainda faz parte dela, então busque ouvir a opinião dos seus profissionais, pois eles também são parte do salão. E também converse com eles sobre como eles estão se saindo, feedback é muito importante para o desenvolvimento dos seus profissionais.

 

 

Conclusão

 

 

Não basta apenas fazer o controle financeiro para gerir todo um salão. É necessário toda uma liderança para gerir os profissionais e projetar crescimento para o seu empreendimento.

 

Sabemos que são muitas tarefas, ainda mais com um cotidiano corrido como o dos salões de beleza e não dá para fazer tudo sozinho.

 

Portanto, alguns gestores contam com sistemas para auxiliar nesse trabalho, alguns sistemas atuais já contam com controle de caixa, controle de comissões, cadastro de clientes e também com agendamento online. Como alguns sistemas já disponibilizam um período para teste, vale a pena dar uma conferida!

 

Agora que já sabe o segredo dos gestores, comece a implementar essa ideia na sua gestão, depois me conta como se saiu aqui nos comentários!