Dicas simples para organizar melhor as finanças do salão de beleza

20 de março, 2019

Quando falamos sobre as finanças do salão de beleza, todo cuidado é pouco. Pequenos detalhes despercebidos, custos extras, falta de planejamento e desatenção podem causar muitos problemas para você e o seu salão de beleza.

Siga as dicas abaixo e evite armadilhas.

1 Dica: Tenha um Salário

Empresário também tem que ter salário. Muitos empreendedores enfrentam dificuldades na área financeira simplesmente porque misturam as contas da empresa com as contas pessoais. Este certamente é o erro mais clássico de todos, pois geralmente retiram da empresa o que “sobra” no final do mês como ganho.

Isso significa que nem o empresário e muito menos a empresa possuem uma ideia do que vai acontecer no mês seguinte!

Estabeleça um salário e retire apenas o combinado. Tenha contas bancárias separadas e nunca pague uma conta do salão com o seu dinheiro ou ao contrário.

Sobrou dinheiro? Ótimo, use o para reinvestir na empresa. Faltou dinheiro? Primeiro analise se a sua retirada é compatível com o faturamento e condições de geração de receita da empresa. Depois, revise os custos e busque alternativas que proporcione o crescimento do salão para equilibrar as contas.

Exemplo: Quando você paga uma conta de água do salão com o dinheiro do seu salário, no fundo, está escondendo um problema de você mesmo. E isso faz com que evite de pensar sobre como de fato resolver a situação. Não faça isso!

Por mais que você se sinta desconfortável, acostume-se a separar estes “mundos”, caso contrário, suas chances de sucesso estarão muito comprometidas.

2 Dica: Crie um Fundo de Reserva

Como agora você tem um salário e não mais o hábito de retirar o que “sobra” no final do mês. E tem buscado soluções para crescer com equilíbrio, certamente esta é a hora de você planejar a criação de um fundo de reserva.

Um Fundo de Reserva serve para: planejar expansões futuras, comprar novos equipamentos, cobrir gastos imprevistos e socorrer o fluxo de caixa em temporadas de baixo movimento.

Não existe um percentual padrão determinado, mas procure reservar de 5% a 10% do seu faturamento mensal para o fundo de reserva. Deposite o dinheiro em uma conta separada e procure “esquecer” que ele existe. Só use quando e o extremamente necessário.

Se tudo ocorrer bem, ao final de 12 meses, você pode até retirar cerca de 40% deste valor como bônus por sua ótima gestão.

3 Dica: Use um Software

É possível controlar tudo em planilhas? Sim! No entanto, com o tempo existe uma tendência natural de esquecermos de atualizá-las ou anotarmos uma parte na planilha e a outra em papel. E é assim que as coisas começam a fugir do controle.

Sem contar que sempre existe o risco de perder as planilhas, alguém alterar algo importante ou sumirem os papéis.

Recomendamos fortemente que você use um software de gestão de salão de beleza (de preferência online) pois isso permitirá economizar muito do seu tempo e preocupações desnecessárias controlando papéis ou conciliando planilhas.

Você é um empresário(a), seu foco deve ser o crescimento sustentável do seu salão de beleza e não a verificação de colunas e funções do Excel.

Saiba mais sobre os softwares para salão de beleza.

4 Dica: Inove no Modelo de Cobrança

No artigo Descubra 2 estratégias de Marketing que não podem faltar em seu salão de beleza apresentamos uma tendência mundial chamada: Modelo de Assinatura. Leia o artigo e considere utilizar esta estratégia em seu salão de beleza, pois certamente ela pode contribuir e muito com a saúde financeira da sua empresa.

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

13 de junho, 2019

Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

23 de abril, 2019

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

20 de fevereiro, 2017

Nomes para salão

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

13 de junho, 2019

12 dicas para melhorar a fachada do seu salão e atrair mais clientes

Dicas para melhorar a fachada do seu salão e atrair mais clientes

Dicas para melhorar a fachada do seu salão e atrair mais clientes

28 de novembro, 2019

Revistas para salão de beleza

As revistas que não podem faltar no seu salão de beleza

As revistas que não podem faltar no seu salão de beleza

5 de setembro, 2019

5 dicas para escolher a maquininha do seu salão

5 dicas para escolher a solução de pagamento do seu salão

Veja como uma nova maquininha pode trazer benefícios para a gestão do seu negócio!

5 dicas para escolher a solução de pagamento do seu salão

25 de novembro, 2019

Como gerir seu negócio da área da beleza

Como gerir meu negócio da área da beleza