Planejamento estratégico para espaços de beleza e estética: Como fazer

Planejamento estratégico para espaços de beleza e estética: Como fazer

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo inicio de ano é sempre a mesma coisa: a gente começa a planejar e esboçar uma imagem do que gostaríamos de fazer, mudar e realizar para este novo ciclo que chega.

E se a gente sonha e planeja nossas vidas, por que não fazer o mesmo em nosso trabalho? Esta também é a melhor época do ano para:

  • Planejar a carreira,
  • Desenhar metas para nosso pequeno negócio,
  • Criar planos de crescimento,
  • Elaborar estratégias para nossa empresa.

Planejamento e estratégia são fundamentais

Porém toda e qualquer conquista de vida requer planejamento e estratégia. Não adianta somente sonhar e desejar um monte de coisas sem agir.

É preciso mais do que pensar, é preciso transformar esses sonhos em realidade. E é aí que a maioria das pessoas e dos negócios paralisam: não sabem o que fazer!

Poderia me estender aqui tentando te inspirar. Mas você, mais do que eu, sabe dos seus sonhos. Seja qual for seu objetivo e do seu salão, comece o mais cedo possível a colocá-lo em prática. 

Planejamento Estratégico para seu salão de beleza, clínica ou Spa

O planejamento estratégico nada mais é do que um plano elaborado e acordado utilizado para guiar seus passos para atingir um objetivo.

Em outras palavras, imagine que você é o capitão de um barco (sua empresa) e quer levar seu barco a um destino específico (objetivo). Você irá utilizar mapas, definir rotas, cronogramas, quantidade de combustível, necessidade de marinheiros e suprimentos para a viagem de forma a conseguir atingir seu objetivo. Tudo isso que eu acabei de falar é o seu planejamento estratégico.

Planejamento estratégico serve para planejar sua:

  • Futura empresa,
  • Carreira profissional,
  • Empresa,
  • Vida pessoal.

Eu não acredito que planos devam ser complicados e por isso, tentarei fazer um passo-a-passo o mais simples possível para tentar ajudá-lo no seu planejamento!

#1 Defina seu objetivo

Esta é sem dúvida a parte mais importante do seu planejamento. Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Portanto, ter clareza na hora de definir e colocar em ordem de importância seus objetivos é fundamental.

Muitos especialistas reforçam metodologias e analises complicadas, mas eu sei que você não tempo para estudar e fazer isso e também já sabe de cabeça as minúcias do seu negócio.

Liste todos os objetivos e sonhos que você tem, exemplos:

  • Aumentar em X% o faturamento,
  • Reformar a fachada,
  • Ampliar o espaço do salão,
  • Comprar novos equipamentos,
  • Investir em marketing digital,
  • Fazer aquele curso caríssimo,
  • Treinar toda a equipe,
  • Vender a empresa para alguém,
  • E outros.

A minha sugestão é que você escolha no máximo 5 objetivos – entre grandes e pequenos – por vez. Lembre-se quem tem muitas prioridades não tem nenhuma!

Agora, com os objetivos escolhidos vocês deve certificar-se que eles estão descrito respeitando essas regras FUNDAMENTAIS:

  • Curto e o mais específico possível,
  • Direto e não deixar dúvidas,
  • Ter prazo,
  • Se for grande demais quebre-o em objetivos menores.

Dicas extras:

Anote os seus objetivos e olhe para eles todos os dias – Segundo uma pesquisa de Harvard, profissionais que escrevem seus objetivos em lugares visíveis possuem muito mais conquistas do que aqueles que não possuem objetivo, apenas pensam sobre eles e daqueles que apenas falam sobre os objetivos mas não o escrevem. Portanto, escreva na sua agenda, em um quadro branco no vidro ou onde você achar mais prudente. 

Compartilhe o seus objetivos – Outro estudo indica que além de escrever seus objetivos, dividi-los abertamente com amigos e pessoas importantes ajudam nas chances de conquistar seus objetivos. Segundo o estudo pessoas que anotam seus objetivos e compartilham regularmente os avanços nos objetivos atingem eles 75% das vezes. 

#2 Trace a estratégia

Agora você deve ter o (s) objetivo (s) bem definido (s), específico(s) e anotado(s)! Vamos então traçar a estratégia – caminho – para conquistá-lo (s). Agora você não precisa ter pressa. Algumas lições de casa podem ser transformadoras:

  • Pesquise, visite e investigue empresas ou profissionais de sucesso do seu mercado,
  • Descubra o que outros fizeram quando conquistaram objetivos parecidos,
  • Descubra o que não fazer com quem deu errado,
  • Converse com diferentes especialistas – marketeiros, financeiros, donos de outros negócios e quem mais você julgue importante.

Provavelmente você terá um turbilhão de ideias. Cuidado! Lembre-se que você deve ser flexível na sua estratégia e no seu plano mas o mais inflexível possível no seu objetivo.

Um barco pode chegar a um destino por várias rotas, mas um barco sem destino não possui melhor rota! Um exemplo, do que você deverá ver ao final deste processo: planejamento estrategico para saloes, spa, clinicas Perceba que muitos detalhes só servem para complicar as coisas. Seja o mais simples possível!

Dica:

Orçamento – Provavelmente aqui você terá algumas restrições como dinheiro e tempo. Não deixe que isso interrompa este processo. Defina o orçamento que você possa arcar e se comprometer. O processo de planejamento financeiro – quanto que entra e sai, destino das verbas e etc – é um processo importante para qualquer empresa.

#3 Plano de ação

Esta é a parte mais detalhada e é a ponte entre o plano e a realização. O resultado principal desta ação é que você desdobre cada estratégia do seu plano em ações práticas. Muitas pessoas utilizam um cronograma onde visualiza e controla todas ações necessárias, responsável, status da ação e prazo.

#4 Acompanhamento

Você tem objetivo, estratégia e um plano de ação. Ótimo! Mas aí a rotina começa e isso tudo se perde até o inicio do ano seguinte. Não faça isso, por favor!

Muita gente acha que você deve ter reuniões longas, planilhas complexas e um gestor formado para conseguir fazer isso rodar dia a dia na empresa. Mentira! Você precisa apenas de disciplina. Não é fácil, mas não é nada que não está ao seu alcance!

Cada empresa e pessoa possui sua forma, eu particularmente acho que se você seguir religiosamente algumas práticas você estará dando passos em direção ao objetivo. Por exemplo:

  • Reuniões semanais de acompanhamento de no máximo 1 hora e de preferência ás segundas com todos envolvidos no plano,
  • Um documento – papel, quadro branco, planilha ou o que for – para controle e acompanhamento do plano de ação.

É claro, que você pode criar outros mecanismos. Mas com um encontro formal periódico e um documento de acompanhamento você estará no caminho!

 Dica:

Resultado é o que importa – Muitas vezes o seu plano irá mudar por diferentes razões. Não se irrite! O mais importante é que você consiga acompanhar e mensurar os resultados do seu plano.

Exemplo, se seu objetivo é ter 100 novos clientes todo mês, é essencial você medir os novos clientes todos os dias, semanas e meses. E não ser fanático com o seu plano de ação, ele é apenas um guia, lembre-se disso.

RESUMO

O inicio do ano é a melhor época para refletir e desenhar o futuro, seja pessoal, profissional ou da empresa. Mas só sonhar não basta é preciso agir! O planejamento estratégico é uma ótima maneira de transformar pensamento em ação. Comece hoje mesmo o seu plano:

  1. Defina o seus objetivos de forma simples e específica (1 a 5 objetivos, mais do que isso é muito),
  2. Escolha estratégias criativas e inteligentes para atingir seu objetivo,
  3. Estabeleça um plano detalhado de ação para executar as estratégias,
  4. Acompanhe religiosamente os avanços e execução do plano.

Espero que tenha ficado claro o que a gente expôs aqui. É sempre importante ter um planejamento, e depois executá-lo.

Por isso deixo uma dica aqui para você ler um pouco mais sobre administração de salão de beleza. Com certeza irá te ajudar na execução do planejamento.