Conheça o POP: Processo Operacional Padrão

POP Processo Operacional Padrão

Conheça o POP: Processo Operacional Padrão

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Você já aplicou POP na sua empresa? A sigla POP significa Processo Operacional Padrão.

 

Pode ser a grande solução para maioria dos seus problemas na hora de gerenciar sua empresa. É comum ouvir dos gestores que eles criam as propostas, campanhas, ações, mas os profissionais não se engajam em realizar.

 

Dizem que não ouviram ou não compreenderam o que, como, quando ou quem deveria fazer tal ação.

 

Com a aplicação do POP, você garante que todos os colaboradores entenderam o processo e ainda o tem como material para monitorar a execução e os resultados.

 

 

Como aplicar o POP, Processo Operacional Padrão?

 

 

Basicamente, você precisa definir alguns pontos para começar a aplicar o POP em suas ações. Esses são os pontos vitais para o sucesso:

 

  1. O que deve ser feito;
  2. Quem irá fazer;
  3. Quando irá começar e terminar;
  4. Como;
  5. Quais as ferramentas necessárias.

 

 

1- O que

 

É crucial definir um nome para ação e descriminar o que deve ser feito para que ela se concretize. Escolha nomes fáceis para que todos compreendam do que se trata.

 

 

2- Quem

 

Nesse ponto, devemos colocar literalmente os envolvidos na ação. Podemos rotular por cargos, áreas de atuação, funções ou até os nomes dos integrantes. É crucial definir nesse tópico quem será o responsável por monitorar o POP.

 

 

3- Quando

 

Ações perdem a sua força quando são mau temporalizadas. Nenhuma ação deve ser extensa ao ponto de se tornar habitual. Nem tão curta a ponto de ser rápida demais e não formentar uma ideia ou resultado.

 

 

4- Como

 

Descrever um passo a passo da função. Então, de acordo com seu objetivo, coloca em ordem como você espera que seja realizado. Descreva, ilustre, ressalte os procedimentos de forma clara e eficaz. Assim você garante que todos realizaram da maneira desejada.

 

 

5- Quais as ferramentas necessárias

 

Nesse tópico, é importante salientar e garantir que os colaboradores tenham as ferramentas necessárias para executar a ação. Disponibilize, flexibilize e até crie uma logística simples para garantir que todos os envolvidos vão conseguir realizar a ação.

 

E, finalmente, o monitoramento dos resultados ao final do período da ação. O responsável deve apurar e consolidar os resultados a fim de validar o POP realizado.

 

E não se esqueça de comunicar e expor o resultado para que os envolvidos compreendam o quão foi vital a participação deles no projeto.

 

 

Obs: Comunique positivamente e de forma ética para garantir a não exposição dos que não performaram nessa ação.

 

Tem dúvidas de como aplicar o POP para seu negócio ?

 

Me conte mais, quero lhe ajudar. Deixe uma mensagem em meu Instagram, @tomcostaassessoria.

 

Abraço,

 

Tom Costa