Por que amamos google (e seu espaço de beleza também deveria)

Por que amamos google (e seu espaço de beleza também deveria)

Eu decidi escrever sobre o Google pois não tenho dúvida alguma tratar-se de um assunto que qualquer empresário do setor ou futuro empreendedor deveria dominar ou no minimo entender.

Eu como empreendedor e especialista em Marketing tenho a obrigação de passar o que você precisa saber sobre o assunto.

Você já pensou que pode ser as coisas que você não sabe que podem estar travando seu crescimento?

COMO O GOOGLE FUNCIONA

Mesmo usando o Google quase todos os dias a maioria das pessoas não fazem a minima ideia de como ele funciona. Neste vídeo abaixo, um dos principais Engenheiros da Google explica exatamente como a ferramenta funciona:

(No vídeo existe a opção de inserir legendas em português)

Mas para resumir é o seguinte: por de trás do site de busca do Google existe um sistema MUITO complexo que ajuda a encontrar o que você está procurando. Existem mais de 60 trilhões de páginas de websites individuais no mundo. Isso significa que o Google segue página por página e classifica essas páginas de acordo com seu conteúdo e outros fatores. Depois, esse programa complexo entrega o melhor resultado possível.

Por exemplo, você deseja atrair mais cliente para seu espaço de beleza e vai ao Google:

 

google salao spa clinica

Agora o complexo sistema descrito acima rankeia baseado em mais de 200 critérios as melhores respostas, em ordem, para o que você está procurando.

COMO O GOOGLE PODE AJUDAR SEU ESPAÇO DE BELEZA ( SALÃO, CLINICA E SPA)

Agora que você já sabe como o Google funciona vou lhe explicar detalhadamente o que ele pode fazer para ajudar você ganhar mais clientes e dinheiro. E por fim acabar amando tanto essa ferramenta quanto eu.

Suponhamos que você tenha um spa em São Paulo. Imagine agora que um potencial cliente deseja ir a um SPA, quais as opções que essa pessoa normalmente recorre:

1 – Indicação de amigos,

2 – Google,

3 – Outras formas variadas.

E mesmo que um amigo a lhe indique é bem provável que ela vá ao Google buscar informações sobre este SPA. Mas aí ela vai ao Google e digita algo (Palavra chave ou keyword) sobre o procura:

google salao clinica spa

Talvez essa pessoa digite:

  • “nome do spa”,
  • “spa sp”,
  • “spa em são paulo”,
  • “qual o melhor spa de sp”,
  • “lista de spa são paulo”,
  • “spa BAIRRO”,
  • ou uma centena mais de possibilidades.

O Google irá entregar a melhor resposta para o que ela está procurando. Portanto, irá listar no seu resultado apenas em São Paulo. Não haverá salão de beleza, clinica de estética ou qualquer outro negócio, terá apenas SPAs.

É possível saber exatamente quais palavras chaves são essas que as pessoas digitam quando buscam nosso negócio e também a quantidade de vezes que pessoas buscam isso mensalmente no Google. Veja o exemplo com informações reais:

google spa salao clinica estetica

 

Portanto, existem 480 pessoas indo todo mês (5760 todo ano) ao Google buscando por “spa em são paulo”. Sem dizer mais outros tantos termos relacionados ao seu negócio, serviço e região. Melhor, são todos potenciais clientes de seus serviços!

Se o Google rankeia você nos primeiros resultados para essas palavras chaves você tem grandes possibilidades de ter uma fonte constante de novos clientes todos os dias!

O QUE VOCÊ PODE E DEVE FAZER PARA ESTAR BEM RANKEADO NO GOOGLE

As possibilidades são inúmeras para você se sair bem no Google! Mas o que você precisa entender é que é possível usar técnicas de marketing digital para otimizar o seu resultados nas buscas do Google. Porém a concorrência para essas palavras chaves estão cada vez mais difíceis e quanto mais tarde você começar a fazer algo a respeito mais difícil será aproveitar de alguma forma todo esse volume de potenciais clientes.

Abaixo está o que você vai ver depois que digitar “spa em são paulo” no Google.

google salao clinica estetica spa

Repare que o resultado é divido em 3 grandes categorias:

  • Amarelo – são os resultados de anúncios pagos do Google. Ou seja, os SPAs que estão aí pagaram ao Google para aparecerem nos resultados quando alguém digitar “spa em são paulo”
  • Vermelho – São resultados do Google + e do Google Maps. Se você estiver cadastro no Google My Business há uma grande chance de ser listado (falarei disso logo mais).
  • Verde – São os resultados orgânicos da busca. Esta é a zona onde você deve estar! (Abaixo da lista em vermelho os resultados orgânicos continuam infinitamente).
Aproximadamente 90 % das pessoas clicam em resultados que aparecem na primeira página. E mais, até 80% dos clicks acontecem nos 3 primeiros resultados orgânicos do Google. 

Abaixo estão algumas pistas e fatores que irão potencializar seu ranking natural no Google:

Website otimizado e estruturado para o Google.

Esta é sem dúvida o principal fator de investimento que você deve ter para rankear melhor no Google. Se for para investir em um website, faça direito! De que adianta ter um website se quando um cliente digita “spa em são paulo” você nem aparece? E pior, você está bem rankeado mas o seu website não tem o conteúdo correto ou não passa confiança para o cliente. Todo o investimento em otimizá-lo (sem contar anúncios pagos) para os buscadores foi perdido.

Saber exatamente quais as palavras chaves você deve apostar  (Estudo e planejamento de palavras chaves)

Afinal, “spa em são paulo” tem bem mais buscas do que “spa em sp”. Sabendo quais palavras chaves que as pessoas digitam no Google e as que tem o maior volume irá lhe guiar em toda sua estratégia online. Principalmente dentro do seu website! Funciona como o mapa do tesouro, sem ele você ficará perdido!

Perfil em redes sociais.

Todo mundo já sabe a importância das redes sociais para micro empresas. Mas não basta ter  somente o perfil; é preciso a conta estar ativa, com muitos seguidores e otimizada corretamente. O Google entende que se um página tem um boa presença nas redes sociais ela deve ser relevante. Cada vez mais os buscadores têm dedicado atenção para esses fatores sociais.

Listagem em diretórios específicos.

Listagens funcionam como listas amarelas. São diretórios de buscas dentro do maior diretório de todos, o Google. Estar listado nos principais diretórios e com as informações corretas ajuda sua empresa a se destacar. Por exemplo: lista de empresas do seu setor, blog da sua cidade, apontador, Lista mais, associações de empresa do seu segmento ou qualquer outro site que liste empresas como a sua ou de seus concorrentes.

Link building

Esta é uma prática que tem muita relevância. Porém exige tempo e se feita incorretamente você pode perder posições no Google ao invés de ganhar. Link Building consiste em construir links em outros sites relevantes que direcionem para o seu site. Por exemplo, se o globo.com  tiver uma notícia com o link do seu site, automaticamente o Google entende que o seu website é mais relvantes que os demais. Quanto maior a quantidade de links relevantes para o seu website melhor sua relevância. Mas como eu disse, se existirem muitos sites não relevantes direcionando link para você (por exemplo um site chinês que fala de games) o Google entende que você está tentando burlar o sistema e te penaliza.

Conteúdo relevante para seu cliente

Conteúdo – post em blog, vídeos, textos do seu website e etc – é o pilar do marketing na internet. Ter conteúdo que ajude seus clientes e o oriente faz com que você tenha mais chances de aparecer no Google. Por exemplo, alguém busca no google “como acabar com mancha nos rostos” e achar um artigo no blog da sua empresa “O que você precisa saber para acabar com as manchas do rosto”. Sem dúvida, se essa pessoa reside perto de você, ela irá se tornar sua cliente.

DICA BÔNUS

Google My Business

Uma dica que irá ajudar você a rankear bem no Google e ainda aparecer no mapa de buscas é estar listado no Google My Business – diretório geral do Google para micro e pequenas empresas. Para se cadastrar siga os passos:

  1. Veja se sua empresa já está listada.
  2. Se sim, reinvidique (Claim) seu status de responsável pela empresa e atualize seu perfil.
  3. Se não, adicione sua empresa.

Lembre-se de completar seu perfil com TODAS as informações solicitadas, isso é muito importante. Se você já souber quais palavras chaves do seu negócio, utilize elas na descrição e resumo. Isso irá lhe ajudar no rankeamento.

RESUMO

Nós amamos o Google e você também deveria pois ele nos ajuda a responder aquilo que as pessoas procuram.

Em um mundo onde as pessoas usam a internet para tudo, toda vez que alguém vai ao Google buscando uma informação essa pessoa é um cliente em potencial para alguém. Se você souber fazer as coisas certas, independente do seu serviço/produto ou localidade, você poderá ser a resposta para essas dúvidas. E a resposta certa pode significar mais relevância, cliente e dinheiro.

 

 

 

Post a Comment