Por que você precisa conhecer os seus Clientes

Por que você precisa conhecer os seus Clientes

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou por que alguns clientes nunca mais voltaram ao seu salão de beleza? Apesar de não existir uma pesquisa oficial, arriscamos dizer que em 80% dos casos, o cliente abandona um salão por conta de um serviço mal executado. O que é muito triste, pois se os salões fizessem pesquisas de satisfação regularmente, certamente este índice seria diferente, afinal poderiam identificar pequenos problemas antes que estes se tornassem grandes.

Infelizmente, a grande maioria dos salões de beleza não se preocupam muito com a experiência (total) do seu cliente. Do momento em que ele liga para marcar um serviço até o pagamento, não se mede, não se pergunta e consequentemente, perde-se a chance de se diferenciar da concorrência.

Alguns donos de salão têm dificuldades em ouvir críticas e esquecem definitivamente que são os clientes “que pagam as contas”. Contudo, também existe uma parcela de empresários que simplesmente não sabe como fazer uma pesquisa simples e efetiva.

Se este for o seu caso, comece a utilizar o nosso questionário. Você pode encontrá-lo no final deste artigo. Crie uma rotina (processo) dentro do seu salão para garantir que TODOS os seus clientes recebam este formulário durante a visita ao seu estabelecimento.

Por que a opinião do cliente é fundamental?

Listamos a seguir 3 bons motivos para se perguntar constantemente o que os seus clientes querem/precisam:

  1. Entender o que os seus clientes gostam em seu salão permitirá a você fazer mais disso, só que cada vez melhor;
  2. Descobrir suas falhas de verdade (e não somente deduzir o que deu errado);
  3. Descobrir novas ideias lhe permitirá entregar experiências cada vez melhores para os seus clientes.

Gostamos de acreditar que as nossas decisões de compra são feitas de forma consciente e racional, porém diversos estudos psicológicos mostram que estamos longe disso. Muitas de nossas decisões são inconscientes e emocionais.

Logo, coletar constantemente este feedback dos clientes irá te apresentar um “mundo de possibilidades”. Aproveite para aprender, melhorar e se diferenciar da concorrência um pouco a cada dia. A excelência está no hábito de se procurar fazer 1% melhor a cada dia.

Muitos donos de salão questionam os métodos de pesquisas e a subjetividade de algumas informações, porém, no final, esquecem que ALGUMA informação é melhor que ZERO informação.

Comece com o nosso questionário e busque melhorá-lo a medida em que você se sentir mais seguro.

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Imprima o nosso questionário.
  1. Oriente o seu time da recepção a entregar o formulário impresso com uma caneta na chegada de cada cliente.
  1. Peça que eles orientem o cliente a ir preenchendo a pesquisa a medida em que experimenta cada etapa da prestação de serviço do salão. Informe que não é necessário se identificar, pois o objetivo é coletar respostas honestas e melhorar os processos.
  1. Mantenha uma caixa na recepção e oriente o cliente a depositar o formulário preenchido antes de ir embora.
  1. Faça esta pesquisa durante 3 meses seguidos. Colete o maior número de informações possíveis de clientes regulares e clientes novos.
  1. Coloque no seu calendário de atividades a repetição deste processo a cada 6 meses. Desta forma você garante 3 meses de coleta de informações e 3 meses de esforços concentrados para as melhorias ou novas ideias.

Um fato é que muitos clientes não gostam de preencher pesquisas e vão continuar não gostando ou não preenchendo se eles perceberem que nada é feito com as suas opiniões. Portanto, o grande passo final é analisar os resultados e agir.

Monte uma planilha simples de excel com todos os resultados e feedbacks em colunas. Crie 4 colunas adicionais chamadas Prioridade, Ação, Data e Responsável. Classifique de 1 a 5 a prioridade na resolução daquele problema ou feedback. Na coluna Ação, informe o que será feito, e nas colunas Data e Responsável, quando e quem vai executar a ação.

Tudo bem, nós montamos a planilha de medição e o questionário para você fazer suas pesquisas de satisfação 🙂

 

Tá esperando o que? Clique aqui para baixar o KIT – Pesquisa de Satisfação e conheça melhor seus clientes.

 

Post a Comment