Por que você precisa aprender mais sobre cadastro de clientes?

Por que você precisa aprender mais sobre cadastro de clientes

Por que você precisa aprender mais sobre cadastro de clientes?

Ter um cadastro de clientes em seu salão de beleza e clínica de estética é sem dúvida uma das coisas mais importantes para ajudar na fidelização da clientela. E com certeza você não tem feito isso da forma correta!

Você já pensou nos benefícios que sua empresa pode ter se tiver o cadastro de todos os seus clientes? Chamar o cliente pelo nome, lembrar do que a pessoa gosta mais, os últimos serviços realizados, aniversário e muito mais?

Não importa se você tem 20 anos de mercado ou está começando agora. Se é autônoma ou tem uma rede de salões de beleza e estética.

Coletar os dados certo de seus clientes, manter atualizado a ficha deles e saber como utilizá-la a favor de seu serviços pode ser muito mais impactante para suas vendas do que você imagina.

Sim, uma simples ficha cadastral de clientes!

COMO FAZER UMA FICHA DE CADASTRO DE CLIENTES

Quando uma cliente entra em um centro de estética ou salão de beleza geralmente preenchem uma ficha de cadastro que perguntam sobre tudo que já fizeram, por exemplo, em seu cabelo não é? Não é o caso, mas deveria ser!

Você e eu sabemos que é difícil manter um processo rígido em relação à esses cadastros de clientes e que na maioria das vezes isso acaba acontecendo informalmente durante o próprio serviço.

No entanto, exatamente por isso, se você o fizer será a sua oportunidade de se diferenciar da concorrência e ter um serviço ainda mais exclusivo.

Mas que tipo de informação poderia ter nessa ficha?

  • Dados básicos de contatos e perfil de cliente,
  • De qual salão veio, quem a indicou,
  • Informações sobre histórico capilar,
  • Condições físicas e se está fazendo algum tratamento médico,
  • Histórico de serviços.

Na era da internet, da informação, é indispensável que toda empresa de Beleza e Bem Estar tenha essas informações sobre a suas clientes antes de qualquer procedimento.

RAZÕES PARA SE TER UM PROCESSO DE CADASTRO DE CLIENTES

  • Confiança – Se é a primeira vez que um cliente entra em seu salão possivelmente ficará impressionado com o cuidado que você tem antes mesmo de prestar o serviço. Além disso, você pode orientar seu cliente a partir de algo que você notou, como por exemplo condições do couro cabeludo. Indicar um médico, um tipo de tratamento, produtos específicos e etc.
  • Segurança – Para que o profissional saiba o que pode, o que não pode e o que precisa ter mais atenção.
  • Estreitar relacionamentos – É a oportunidade de conhecer mais sobre seu cliente. O que faz, seus hobbies, os serviços que já fez com você, quanto tempo não vem, quais serviço parou de fazer com você e etc.
  • Estratégia de pós venda – Ter esses dados de todos os seus clientes é sem dúvida a coisa mais valiosa que você tem, além de seu nome. Portanto, aproveite para tê-las atualizadas. Mudou de endereço? Montou um restaurante? Fez uma nova promoção? Sem dizer, de insights que você pode ter ao perceber algum tipo de padrão nas fichas. Por exemplos, um número grande de clientes vindas de um mesmo bairro distante.

Imagine evitar uma dor de cabeça de uma reação química? Imagine poder ver que a maioria de suas clientes tem algo em comum e poder fazer uma campanha de marketing mais assertiva?

Pois já é hora de começar a pensar em levar isso adiante em seu negocio.

Conclusão

Ter um cadastro de clientes é fundamental para o seu negócio. É através dele que você nunca vai esquecer quem ele é, o que você pode utilizar no cabelo dele, quais são suas características, quais foram os serviço mais consumidos por ele, e claro, os dados para campanhas de marketing e publicidade.

Entender a importância disso e, principalmente, saber fazer esses cadastros irá te ajudar na hora da fidelização de clientes.

Aconselho você a ler sobre fidelização de clientes, que com certeza você irá ver como tudo fica mais fácil com um controle de cadastro de clientes.

Não deixe de ler também o nosso post sobre “Tudo o que você precisa saber para ter o cadastro de cliente prefeito em seu salão!”

7 Comments

Post a Comment