Queda de cabelo nos homens: o que você precisa saber

16 de julho, 2019

Bem-Estar, Rene Rodrigues

 

Sabia que 40% dos homens sofrem com a queda de cabelo antes mesmo de chegarem aos 40 anos?

 

Mas calma: perder cabelo não significa ficar careca. Para te ajudar a entender melhor como funciona tudo isso, reunimos uma lista com cinco coisas para você saber sobre o tema.

 

É bom lembrar que é normal que o cabelo caia, mas até certo ponto. Quando somos mais jovens, por exemplo, é comum que caiam cerca de 100 a 150 fios por dia. Isso ocorre porque o tempo de vida de cada fio dura, em média, 2 anos e, depois disso, eles caem e dando espaço a um novo.

 

 

Queda de cabelo nos homens

 

 

1. A genética influencia

 

A calvície pode passar de geração para geração e você pode herdar a queda tanto da parte paterna, quanto da materna. E mais: mesmo que os seus pais tenham bastante cabelo, isso não significa que você está a salvo. Fique de olho!

 

 

2. A nutrição influencia

 

Uma má alimentação pode causar a deficiência de nutrientes importantes, como a ferritina, que pode provocar um quadro de anemia e fragilizar seu cabelo. Outro fator que pode influenciar é quando o organismo não absorve muito bem as vitaminas e os suplementos. A boa notícia é que sempre dá tempo de procurar um médico e fazer o tratamento correto.

 

3. O emocional influencia

 

A rotina corrida e estressante pode ser uma grande vilã da saúde dos nossos cabelos. A ansiedade e a depressão também aumentam as chances de desenvolver problemas capilares. Quando esses fatores são aliados à genética, o processo de queda acelera ainda mais. Por isso, fique calmo, irmão.

 

4. Os hormônios também influenciam

 

Quando ocorrem alterações hormonais em nosso corpo também pode ser um problema para a queda de cabelo, ainda mais se isso for relacionado à testosterona. Por isso, se você perceber uma forte queda, procure um médico e descubra se há algo de errado.

 

5. Os fatores externos influenciam

 

Usar secador quente demais, por muito tempo, assim como chapinha e banho quente, pode intensificar a queda. Nesse contexto, usar muita química também pode agravar os sintomas. Ainda existem outros fatores, como a oleosidade excessiva e a má higiene do couro cabeludo. Cuidados diários são fundamentais para a prevenção e eles nunca são demais.

 

Seja por estilo, saúde ou curiosidade: é sempre bom saber os fatores que podem levar à queda dos cabelos.

 

Rene Rodrigues

@renerodriguess_

 


 

Gostou dessa matéria? Você também pode gostar de:

 

Rene Rodrigues

Rene Rodrigues


Barbeiro, professor no segmento e dono da Barbearia Rodrigues. The best thing in life is a nice beard! #UBteam

Assine nossa newsletter