Raspar a barba ou cabelo realmente engrossa os fios?

20 de agosto, 2019

Bem-Estar, Rene Rodrigues

 

Viemos esclarecer uma dúvida muito comum: raspar a barba ou cabelo realmente engrossa os fios?

 

A sensação de que os cabelos crescem mais fortes depois de raspados é pura ilusão de ótica. Por exemplo, se um menino barbear o bigode que está crescendo, os pelos crescerão um tanto mais fortes, porém, isso ocorre devido à aceleração hormonal do corpo, quando os pelos de adultos se manifestam no rosto do jovem.

 

Os pelos do organismo crescem de acordo com idade e em diferentes regiões, de modo que são regulados pelos hormônios e não pelo ato de barbear ou depilar.

 

O que acontece, na verdade, é que raspar ou cortar o cabelo ou barba bem curtinho estimula seu crescimento logo em seguida. Trata-se de uma reação natural do organismo fazendo que ele se esforce para colocar sua cabeleira no tamanho certo novamente.

 

É por isso que, quando se passa a máquina na cabeça, o cabelo cresce mais rápido do que cresceria após um corte menos radical.

 

No ato de barbear com lâmina, a sensação de que os pelos crescem mais fortes em seguida vem da comparação com outros métodos de depilação (tanto com barba quanto a qualquer pelo do corpo), que arrancam os pelos desde a raiz.

 

Quando são raspados com lâmina, a base deles permanece íntegra, ou seja, uma parte permanece dentro da pele.

 

Deixar a barba crescer, ou até mesmo o bigode, é um processo lento, que exige muita perseverança e paciência, não é verdade?

 

A velocidade de crescimento e a espessura para ter mais barba são resultado, em grande parte, da genética, dos hormônios, e dos altos níveis de testosterona. Mas não se preocupe! Isso não te impede de tomar algumas atitudes que possam te ajudar nesse processo!

 

Você sabe quanto tempo demora para a barba crescer? Bom, o crescimento da barba parece ser em um ritmo constante de cerca de meio milímetro por dia, cerca de 1,3 centímetro por mês.

 

Pode crescer mais rápido ou mais lento, dependendo de sua idade, genética e estado hormonal, mas meio milímetro por dia é uma boa média.

 

Não adianta se barbear todo dia, ou até mais de uma vez por dia, nem passar a lâmina no sentido contrário ao crescimento dos fios (o que os dermatologistas não recomendam, aliás) para se livrar da barba fina. Não faz.

 

O que acontece é que, ao despontar, os pelos são mais grossos perto da raiz, o que dá a impressão de “força”. Ao crescer, afinam e assumem a espessura normal.

 

As falhas na barba são um mistério maior ainda, afinal, podem ter várias causas como cicatrizes, acnes ou até mesmo caxumba. Esta última pode acontecer por diferentes razões, tanto fúngicas como stress. Sim, amigo, isso afeta não só sua barba como seu corpo todo.

 

Mas não se preocupe, não é o fim do mundo, existem loções que te ajudam com esses problemas, uma delas é o minoxidil, que pode te ajudar com as falhas tão chatas. Conheça tudo sobre minoxidil clicando aqui!

 

Abraço,

Rene Rodrigues

@renerodriguess_

Rene Rodrigues


Matérias relacionadas

Assine nossa newsletter