Como recrutar a pessoa certa para o meu negócio?

Como recrutar a pessoa certa para o meu negócio?

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Ao recrutar um profissional, as empresas costumam usar alguns parâmetros, como a descrição do cargo, as competências que serão exigidas, o nível de prioridade para preenchimento da vaga, entre outros. Porém, na prática, nem sempre é isso que acontece.

 

Grande parte das empresas realizam o processo de recrutamento de forma superficial, com base na formação e experiência do candidato. Já as competências somente são detectadas após o recrutamento, quando são feitas entrevistas, dinâmicas de grupo, e outras técnicas.

 

 

Como recrutar a pessoa certa para o meu negócio?

 

 

Para que um processo de seleção seja eficaz é importante que a empresa esteja bem organizada para realizar o recrutamento.

 

Planejamento anual do RH

 

Um planejamento anual do setor de RH, baseado nas informações de rotatividade (desligamentos e admissões) do ano anterior, auxilia nas contratações do próximo ano.

 

Catálogo de cargos

 

Além disso, a empresa deve ter um catálogo de cargos muito bem elaborado, conforme as competências exigidas para a determinada vaga. Assim, não é necessário criar um perfil sempre que haja a necessidade de contratação.

 

Essa preparação do RH, além de tornar a contratação mais ágil, acaba determinando a pessoa certa para o lugar certo, sem necessidade de novos processos de recrutamento e todo o transtorno que o preenchimento de uma vaga acaba trazendo para o andamento da empresa.

 

É importante ressaltar, contudo, que este catálogo de cargos não é eterno. Tanto ele, quanto o planejamento anual de contratação mudam conforme as necessidades atuais da empresa.

 

Sendo assim, um bom preparo antecipado na elaboração de perfis, aliado a essa ferramentas, tornam o o processo de recrutamento e seleção altamente eficaz para o empregador.

 

Acredite, aprimorar os seus processos de RH podem te impedir de contratar a pessoa errada. E contratar a pessoa errada custa muito caro!

 

Seguimos juntos e continue me acompanhando na Universidade da Beleza!

 

Valência De Souza

 

 

Consultoria Diagnóstico e Desenvolvimento em RH

@validando