Saiba quais são os maiores problemas de um espaço de beleza
31 de dezembro, 2019
Gestão
Na hora de empreender é importante fazer um bom estudo de como funciona o mercado para que você consiga ter em mente quais tipos de problemas pode enfrentar dali em diante. Dessa forma você saberá o que fazer para preveni-los, bem como aprender a contornar a situação. Por isso, saiba quais são os maiores problemas de um espaço de beleza.
Desafios de empreender no mercado da beleza
A gestão de qualquer negócio não é uma atividade fácil. Para quem começa um negócio pela primeira vez, o desafio é ainda maior, mas não impossível de ser ultrapassado.
É claro que acasos acontecem e você não tem como programar ao certo quando um secador vai parar de funcionar ou uma luz queimará. Quando falamos de problemas, queremos apontar principalmente as questões relacionadas à administração.
Veja a seleção abaixo e entenda mais sobre os principais problemas de um espaço de beleza.
Falta de fornecedores eficientes
Se você tem um salão novo e sem grande fluxo de clientes ainda, esperar um pouco mais por um fornecedor de produtos nem sempre será um problema. Porém, quando atrasos ocorrem com frequência, é possível que a qualidade dos seus serviços fique comprometida.
Portanto, sempre busque trabalhar com profissionais comprometidos e tenha sempre mais de um fornecedor com quem contar para evitar problemas com falta de produtos em estoque.
Falta de funcionários dedicados
O atendimento do seu negócio precisa ser seu diferencial. Evite contratar um colaborador que não gosta do que faz. Entre os maiores problemas de espaços de beleza e estética estão os empregados mal treinados para dar a melhor recepção aos seus clientes.
Bons funcionários ajudam a manter uma visão positiva da empresa, a reter clientes e passar a missão e valores estabelecidos para o empreendimento. Além de contratar pessoas dedicadas, interessadas e capacitadas, garanta que eventualmente elas passem por uma reciclagem para que lembrem o porquê de estarem ali.
Oferecer produtos de baixa qualidade
Não pense apenas no lucro. Às vezes, uma marca de shampoo pode ser muito mais vantajosa financeiramente do que a outra, mas não ter uma qualidade equivalente. Oferecer produtos de baixa qualidade não trará retornos positivos para o seu salão. Esses referem-se tanto ao financeiro como ao de reconhecimento pelos serviços.
Nesses casos, sempre busque o melhor custo-benefício. Existem muitas marcas que fornecem produtos de qualidade para salões de beleza e sem ter um custo exorbitante. Jamais use produtos de má qualidade, pois isso será um reflexo do atendimento que você dá.
Não ficar por dentro das tendências
O proprietário e os funcionários precisam de atualização constante sobre as tendências do mercado da beleza: penteados, maquiagens, produtos de massagem, cores, cortes e muito mais. Esses pequenos detalhes fazem a diferença na hora do seu atendimento.
Percebe que em muito dos casos acima a solução era simples e tinha como ser pensada com antecedência. Ser cuidadoso com seu negócio é importante! Evite contratempos e fique atento à todo o funcionamento do seu empreendimento.
Não estudar o mercado
O que você sabe exatamente sobre os seus concorrentes? Veja o que eles oferecem de melhor e busque aprimorar o seu atendimento justamente sobre esses aspectos. Fazer uma análise do meio onde o seu comércio é instalado também facilita e melhora os seus rendimentos.
Veja quem são os salões próximos ao seu e até que ponto eles são referência no que fazem. Conheça também mais sobre o acesso e segurança do bairro. Isso pode atrair ou afastar a clientela.
Fazer uma pesquisa de satisfação com clientes também é outra maneira de medir a eficiência e qualidade dos seus serviços. Você saberá o que os consumidores buscam e falta em seu estabelecimento.
Agora você já sabe como evitar os maiores problemas de um espaço de beleza! Não deixe de ficar por dentro das novidades, para isso assine a nossa newsletter.
Bruna Carvalho