Segurança no seu espaço de beleza

Segurança no seu espaço de beleza

Segurança no seu espaço de beleza

Apesar de não existirem estatísticas específicas em salões de beleza, assaltos e arrastões são ocorrências comuns em estabelecimentos comerciais. Existe a necessidade de proprietários estarem atentos às medidas de segurança e à movimentação ao redor do salão. Pretender eliminar completamente a possibilidade de assaltos é uma utopia, porém a adoção de recursos preventivos podem fazer com seu salão não seja um alvo fácil para ladrões. Confira algumas medidas de segurança que podem contribuir para a segurança do seu espaço de beleza:

Empresas de segurança particular

Empresas de segurança e monitoramento podem ser uma boa opção para estabelecimentos de beleza. Ao contratar este tipo de serviço, consulte informações e referências sobre as empresas, sua idoneidade e se são aprovadas pela Polícia Federal. A presença de seguranças na porta e a indicação de que o estabelecimento é monitorado por uma empresa privada são por si só uma forma de intimidar criminosos, porém, é essencial que os funcionários contratados estejam preparados e treinados para agir em caso de emergência. Além disso, é interessante que o proprietário ofereça meios de comunicação entre estes e manobristas, caso existam, facilitando que sejam informadas ocorrências estranhas no entorno. 

Sistemas de vigilância

A instalação de câmeras de monitoramento vem sendo cada vez mais adotada para a segurança de salões de beleza. Este tipo de sistema também contribui para dissuadir criminosos, portanto é interessante colocar cartazes que anunciem a existência de um sistema de vídeo no estabelecimento. Os meios de vídeo exigem que o proprietário invista recursos, mas podem ser ótimas formas de evitar assaltos. Procure instalar câmeras tanto externa quanto internamente, sempre respeitando a privacidade dos clientes do salão. Além disso, evite que a central de vídeo esteja localizada dentro do estabelecimento, de forma que não possa ser exigida de pelo criminoso, no caso de assalto.

Segurança no procedimento

Além da adoção de recursos como a contratação de empresas de monitoramento e sistemas de vigilância, é importante que os funcionários do salão adotem procedimentos que contribuam para a segurança deste. Para tal, o proprietário deve oferecer informações e treinamentos tanto relacionados aos procedimentos diários do salão, quanto à postura em situações de emergência. Como medidas de segurança a serem realizadas no dia-a-dia do salão, é interessante adotar como procedimento que dois funcionários verifiquem o fechamento de janelas e portas, bem como que o caixa seja esvaziado ao final do dia, e o dinheiro transferido para um local mais seguro. Além disso, o proprietário pode optar por manter as portas fechadas, podendo ser abertas apenas por acionamento interno, quando da identificação do cliente.

Contatos na vizinhança

Manter uma relação com outros estabelecimentos comerciais na vizinhança do salão é uma forma interessante de ser acionado no caso de ocorrências estranhas. Os estabelecimentos podem criar uma forma de interação estratégica, tanto para que se comuniquem sobre o que está acontecendo, quanto para auxiliarem uns aos outros em caso de emergência.

Criação de um espaço mais seguro

Uma das formas de evitar assaltos é fazer com que a fachada e o acesso ao salão sejam iluminados, espaçosos e visíveis da rua. Assim, é interessante que a entrada do estabelecimento seja bem iluminada, com luzes fortes e focadas, garantindo o acesso seguro de clientes e funcionários. Além disso, o proprietário pode investir em fechaduras mais seguras para janelas e portas, e em grades de segurança.

E você, que medidas vem adotando para a segurança do seu salão? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários, e não deixe de conferir mais dicas da Universidade da Beleza para o seu estabelecimento!

Post a Comment