Você tem perfil para empreender?

Você tem perfil para empreender

Você tem perfil para empreender?

O dono de um espaço de beleza ou de estética é uma das peças fundamentais que realmente movimentam o setor. Ele é também a pessoa que tem o controle de todo os aspectos do próprio negócio. Então, se você planeja empreender, saiba que ficará responsável por estratégias para trazer lucro, será o encarregado de branding e marketing, será quem providenciará instalações e equipamentos, além de ter a responsabilidade de contratação de pessoal e fluxo de caixa. Resumindo: são muitas responsabilidades.

Quer você projete o seu negócio a partir do zero, quer você compre um salão pronto, como empreendedor, você estará no comando de toda a atmosfera por trás de seu negócio.

Você tem perfil para começar um negócio?

Se você pretende empreendeder, deve saber que para fazer com que o seu espaço de beleza seja um sucesso, você vai precisar de mais do que expertise no assunto. É preciso visão criativa, conhecimento sobre a área de negócios, e é preciso estar preparado para tomar o próximo passo quando o assunto é atualização dos tratamentos de beleza.

As características de um empreendedor

1. Habilidades Empresariais

Quando você começa um novo negócio, ganha muitas funções embutidas em um único cargo: você é um pouco contador, Gerente de Recursos Humanos, Marketeiro e Administrador. Portanto, ter um leve conhecimento em todas essas áreas vai te ajudar a obter sucesso.

2. Senso de Marketing

Você precisa ter boas ideias de marketing para promover o seu negócio e tornar o seu salão reconhecido. Além disso, é preciso ter um bom senso para decidir, depois que você delineou suas estratégias de publicidade, se elas foram as escolhas mais acertadas. Lembrando que aqui no blog sempre compartilhamos dicas sobre estratégias de marketing.

3. Espírito de Liderança

É bem provável que você vá empregar alguns funcionários, logo, você precisa saber como escolher as pessoas certas, e gerenciá-las bem. Motivação, treinamento, e disciplina são hábitos que você estará constantemente vivenciando e por isso, é preciso aprender a ser um bom líder.

4. Organização

É preciso ser organizado para compreender as relações internas afim de ordenar o processo produtivo e administrativo de uma forma lógica e racional. Quem é bem organizado tem mais facilidade em lidar com possíveis mudanças.

5. Habilidades para Negociação

Um espaço de beleza trabalha com um número grande de parceiros de negócio, como os fornecedores de produtos, por exemplo. É por esse motivo que o bom empreendedor deve estar habilitado a negociar com outras empresas afim de buscar as melhores ofertas e gerar o melhor retorno de investimento.

6. Facilidade em lidar com pessoas

Você quer criar clientes fieis, e ter uma equipe motivada. A comunicação é peça chave para que isso aconteça. Um bom empreendedor sabe lidar com o público, e resolver reclamações e problemas sem perder a calma.

7. Senso crítico e facilidade em solucionar problemas

Equipe, dinheiro, manutenção, clientela… um dono de um espaço de beleza lida com tudo isso, e está sujeito a enfrentar muitos problemas. É preciso ter um senso para analisar cada situação de forma fria e sensata, e saber qual é o momento para agir.

8. Visão de negocio

Quer você esteja comprando um espaço já pronto, quer você esteja começando a sua própria marca, é preciso ter uma visão clara dos objetivos do seu negócio. Só assim você vai saber traçar os caminhos para atingi-lo.

Como obter todas essas características?

Muita gente se pergunta: “o que devo fazer para desenvolver essas habilidades e me tornar um bom empreendedor?”. Bom, a resposta é simples: é preciso buscar constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional, tanto sobre a área de beleza, quanto sobre técnicas gerenciais.

Além disso, a sua experiência na área conta muito. Se você já trabalha no setor, provavelmente viveu na prática situações críticas, e já sabe qual passo tomar quando acontecer em seu salão. Portanto, visite e observe de perto alguns espaços de beleza antes de abrir o seu.

E lembre-se: continue acompanhando o nosso blog! Sempre compartilhamos artigos sobre como você pode fazer para ser um bom empreendedor no setor de beleza!